Preservar o clima, manter o planeta sustentável e assegurar um futuro saudável para as próximas gerações são temas recorrentes e cada vez mais urgentes na sua concretização. É sabido que o setor do retalho alimentar é responsável por 25% a 30% das emissões globais de GEE (Gases com Efeito de Estufa) pelo que se tornou urgente a ação destes atores na sua prevenção e diminuição..Pela sua parte o Lidl, que apresentou o seu Relatório de Sustentabilidade 2021/22, compromete-se a reduzir as suas emissões, a nível operacional, em 80%, face a 2019 sendo que em Portugal, a empresa "apoiou este objetivo internacional com uma redução das suas emissões operacionais de GEE em 71%, em relação a 2019, até 2030", como explica ao Dinheiro Vivo, Ana Burmester, Responsável de CSR e Sustentabilidade Lidl Portugal. "Além disso, até 2026, pretendemos que, a nível internacional, os fornecedores responsáveis por 75% das emissões de âmbito 3, relacionadas com produtos, estabeleçam metas com base científica. Os mesmos terão acesso a uma plataforma que permitirá acompanhar as respetivas emissões de GEE", diz..Por forma a conseguir alcançar estes objetivos, a marca está a reduzir as emissões no transporte de mercadorias, aumentando a taxa de ocupação por camião, que no ano passado chegou aos 93,7%. Desta forma a marca conseguiu reduzir o número de deslocações entre fornecedor e entreposto. "Com esta medida, já evitámos um a dois camiões por semana em cada uma as nossas 4 regionais, desde outubro de 2022. No total, em um ano, são menos 312 camiões a libertarem CO2 e outros GEE", revela Ana Burmester..Ao mesmo tempo, diz a responsável, a insígnia fez, em 2019 a transição para eletricidade 100% verde, proveniente de fontes renováveis, em todos os nossos edifícios, investiu em painéis fotovoltaicos em todas as lojas, entrepostos e sede. "Entre 2021 e 2022, conseguimos aumentar em mais de 90% (92,3%) o número de lojas com painéis fotovoltaicos", detalha, adiantando que no ano passado 5,2% de toda a energia consumida pelo Lidl Portugal foi proveniente destes equipamentos. "Já entre março e setembro do nosso ano fiscal de 2023, foram produzidos 10.561 MWh, ou seja, mais do que o total do ano anterior". A empresa procedeu também, em 2021 e 2022, à substituição de 900 arcas frigoríficas antigas por outras mais eficientes e durante o presente ano, 81,5% dos sistemas de arrefecimento nas lojas funcionam com gás natural..A frota do Lidl Portugal também está a ser alvo de renovação, com o objetivo que em 2030 dois terços seja elétrica. E no que diz respeito aos fornecedores internacionais "responsáveis por 75% das emissões de GEE de âmbito 3", foi estabelecido que até 2026 "irão definir metas climáticas com base científica para reduzir a sua pegada de carbono", disse, ainda Ana Burmester..Os clientes também são abrangidos pelas ações do Lidl, que pretende sensibilizar quem compra os seus produtos. Assim, promove vários projetos para ensinar a preservar o meio ambiente. Por exemplo o TransforMar, que existe há seis anos, já permitiu retirar mais de 227 toneladas de resíduos plásticos e de metal das praias portuguesas e do mar..Da mesma forma, a empresa investe em produtos saudáveis - com modelos de cultivo e produção de alimentos que contribuem para um maior bem-estar social e conservação de recursos. "Neste momento, o Lidl Portugal tem mais de 730 produtos certificados, que representam 22% da sua oferta permanente", partilha a responsável. "Estamos empenhados em dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver, procurando sempre oportunidades de melhoria contínua e novas alternativas e em fazer parte da solução, com vista a atingir os objetivos a que nos propusemos enquanto Grupo e enquanto empresa a operar em Portugal, para atingir os mesmos até 2030", garante.