L'Oréal. Profissionais de beleza com academia em ecossistema digital

Investimento de 1,2 milhões de euros para ajudar cabeleireiros e salões de beleza a aumentar o seu negócio
Publicado a

A L'Oréal Portugal inaugura esta quarta-feira, em Lisboa, a sua inovadora academia, um espaço destinado à formação para profissionais de beleza, mas baseado num ecossistema digital integrado. O investimento é de 1,2 milhões de euros e pretende ajudar a impulsionar o negócio dos salões de cabeleireiro, fidelizando consumidores e proporcionando melhores experiências, de modo a "tornar cada visita num momento único". Com um volume de negócios anual de 1,5 mil milhões de euros, o segmento dos cabelereiros e da estética representam 1% das pequenas e médias empresas do país e 0,5% do produto interno bruto.

"A nova academia da l'Oréal será a montra do futuro da beleza profissional em Portugal", garante Gonçalo Nascimento, diretor da Divisão de Produtos Profissionais da empresa, a área responsável pelo projeto. A primeira academia da L'Oréal, em Lisboa, foi aberta há 23 anos, sendo sucessivamente atualizada e modernizada, mas, desta vez, o objetivo foi "criar algo completamente novo" que dê respostas às tendências da economia digital, bem como às necessidades e preferências do consumidor atual.

Pela Academia L'Oréal em Lisboa passaram, em 2016, cerca de 8500 formando distribuídos por 850 ações distintas de formação. Este ano, assume Gonçalo Nascimento, o objetivo é duplicar este número, precisamente por via das tecnologias digitais, designadamente com formações on demand e em live streaming. "O mundo mudou mais nos últimos 5 anos que nos últimos 30. Neste sentido, o compromisso da Divisão de Produtos Profissionais passa por partilhar com estes profissionais informação que os ajude a modernizar o seu salão ou instituto de estética, impulsionando o negócio para o mundo digital. Trabalharemos também na melhoria da experiência vivida pelos consumidores nestes espaços profissionais, incentivando a oferta de uma beleza global (cabelo, corpo e rosto). Os espaços necessitam de ser mais completos e mais estimulantes para a consumidora moderna. Não tenho qualquer dúvida em afirmar que neste setor apenas os salões que se adaptarem às novas tendências verão o seu negócio crescer", destaca este responsável.

Com 700 metros quadrados de área total, divididos por dois andares, a academia conta com 51 educadores, sete marcas representadas, e quatro salas técnicas de formação, mais uma sala de reuniões e um spa. Tudo devidamente interligado no dito ecossistema digital. Para começar, foi desenvolvida uma aplicação móvel para que os profissionais possam retirar o máximo de partido do espaço. A app E-ACADEMY permite a cada visitante criar o seu perfil online, que serve de registo de entrada em cada formação da academia. Além disso, esta aplicação está ligada a uma plataforma de e-learning que possibilita a consulta, a todo o momentos, das formações frequentas e dos documentos respetivos, bem como a realização de formações online, em live streaming, para aqueles não podem deslocar-se até ao espaço da academia.

Além disso, os formandos contam, ainda, com uma galeria interativa, que apresenta os vários produtos e serviços que integram a Divisão de Produtos Profissionais, bem como as mais recentes novidades na área dos cortes e das textura. Mas não só. Para que se possa percecionar o que será o salão do futuro, foi criada nesta academia uma experiência imersiva de 360º que, com acesso a uns óculos de 3D, permite aos profissionais "verem como o seu salão se pode transformar num espaço moderno e capaz de captar e fidelizar os consumidores".

Destaque, ainda, para a app style my hair, lançada em Portugal o ano passado, e que permite visualizar, num painel tátil, a mudança de visual antes de ele acontecer. Por fim, a academia conta com uma mesa interativa - chamou-lhe touch me - que permite a quatro pessoas utilizarem em smultâneo uma mesma plataforma, mesmo que cada um tenha objetivos completamente distintos. "Esta plataforma, que está online e pode ser consultada em qualquer lado através de qualquer dispositivo, tem como missão chegar aos consumidores, sendo uma referência de conteúdo diário sobre tendências do mundo da beleza profissional. Para os profissionais, a plataforma dispõe de uma área reservada, que lhes permite aceder à zona de educação, consultar as últimas formações, fazer novas inscrições e gerir todo o seu plano de formação", explica a empresa.

"É um orgulho enorme que esta montra para o futuro esteja disponível para os profissionais da beleza em Portugal. A L'Oréal assume a sua missão de os formar, mas, também, de os inspirar na modernização dos seus próprios espaços, adequando-os às novas necessidades do consumidor, de modo a que tenham, assim, mais negócios e uma sustentabilidade acrescida no futuro", diz Gonçalo Nascimento.

Segundo este responsável, em Portugal há mais de 11 mil salões de cabeleireiro a que se juntam mais 2.500 instituições de estética e que dão emprego a cerca de 30 mil profissionais. Dos 1,5 mil milhões de euros de faturação do setor, mil milhões referem-se ao segmento cabelos e 500 milhões à área da estética. Mas o potencial de desenvolvimento é muito, garante Gonçalo Nascimento: "Acreditamos que os nossos parceiros têm um ritmo de crescimento superior ao do mercado que, o ano passado, cresceu 2%".

Refira-se que a L'Oréal tem, ainda, um academia no Porto, situada na Avenida da Boavista, e na qual investiu 600 mil euros há cinco anos. Além de cursos de formação inicial, as academias L'Oréal disponibilizam programas avançados, designadamente, de visagismo e de desfiles.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt