A tecnológica LoRin Network vai construir em Portugal uma rede nacional para a Internet das Coisas (IoT) e escolheu a Cellnex para albergar essa rede nas suas infraestruturas. O acordo entre ambas foi anunciado esta terça-feira pelo operador grossista de telecomunicações, liderado por Nuno Carvalhosa.
Em causa está uma rede de tecnologia LoRaWAN a ser assegurada pela Cellnex que permitirá à LoRin Network desenvolver soluções IoT no país.
"Estas redes permitem a instalação de um leque de soluções IoT favoráveis não só à melhoria da conectividade em setor de atividade essenciais, como seja o da agricultura ou dos transportes e indústria, como à aceleração e desenvolvimento de cidades inteligentes", lê-se no comunicado enviado à redação.
Citado no comunicado, o managing director da Cellnex Portugal, Nuno Carvalhosa, garante que as infraestruturas da Cellnex "permitem que diferentes operadores, no caso a LoRin Networks, disponibilizem soluções e serviços orientados à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos", bem como pela "melhoria do funcionamento de centros urbanos e à transformação digital de diferentes setores da economia".
Talis Tal-Or, CEO da LoRin Network, por sua vez, explica que a parceria estratégica representa "um passo muito importante" na atividade da empresa e no fornecimento de IoT em diferentes áreas e players públicos e privados.