É raro que uma pesquisa no Google . sobre uma multinacional com 2,6 milhões de membros praticamente não devolva notícias sobre ela. A maioria dos resultados, além dos sites nacionais da empresa, são discussões em fóruns e sites de análise, cujo . tópico mais comum é: alguém já ouviu falar disto? Será que isto . é uma fraude? . A pergunta debruça-se sobre a Lyoness, . empresa austríaca que em 2012 se instalou em Portugal, num . escritório alugado pela Jones Lang LaSalle no Atrium Saldanha. No . site português, as vantagens são explicadas assim: "a Lyoness . oferece aos seus membros dinheiro de volta a cada compra" e . "consegue uma situação única win-win-win para todos os . participantes." . Ou seja, lucram os utilizadores finais - "os . membros recebem dinheiro de volta" - e os parceiros, visto que . "as empresas aderentes ganham clientes habituais e concedem-lhes . benefícios especiais." . Fernando Grave, diretor geral da . Lyoness Portugal, revela ao Dinheiro Vivo que a empresa conquistou . três mil membros do Cartão Cashback no primeiro ano, "sendo . expectável atingir os vinte mil membros no final de 2013." Em . termos de lojas aderentes, estão registadas "três cadeias de . lojas que funcionam com cartões presente originais", representando . 450 locais de venda, 49 pequenas empresas "que são pontos de . aceitação do Cartão Cashback" e ainda 46 lojas online, "a sua . maioria a funcionar num sistema de marketing de afiliação." . Segundo explica o responsável, a . condição base da relação entre a Lyoness e as empresas aderentes . é a atribuição de um desconto, que se transforma numa percentagem . de dinheiro de volta aos consumidores. Por cada compra que faz dentro . da rede, o cliente recebe 2% de volta. "Assim acumulam-se . continuamente na conta de pagamentos pessoal uma quantia crescente. . Esta é depositada, a partir de um certo valor, sem deduções na . conta privada do membro", lê-se no site. Melhor ainda: quem . recomendar a Lyoness recebe 0,5% das compras do membro angariado . (bónus de amizade direto) e se ele recomendar a Lyoness a um novo . membro, recebe mais 0,5% das compras (bónus de amizade indireto). O . registo é gratuito, sendo no entanto "dada a possibilidade de . efetuar um pré-pagamento, e com isso construir a sua equipa de uma . forma mais ativa." Este pagamento pode ir dos 150 aos dois mil . euros e dá posições diferentes no esquema de bónus, a equipa de . que fala o diretor. . Há quatro modalidades de compras a que . o utilizador final pode aderir: "Cartão cashback", um cartão . que se mostra na loja e permite a recuperação dos 2%; "Cashback . móvel", em que a pessoa compra usando o smartphone; "Compras . online", na rede de lojas disponíveis na internet; e "Vales de . compras cashback", com vales compra originais das empresas . aderentes da Lyoness. . Algumas das empresas que estão . listadas no site da Lyoness Portugal negaram, em declarações ao . Dinheiro Vivo, uma relação contratual com a empresa. "Isto . não tem nada a ver connosco", afirmou fonte oficial da Apple, que . se encontra no site. Também a marca de brinquedos Toys"R Us . garantiu que não trabalha com os cartões Lyoness. A cadeia de . eletrónica Fnac, por outro lado, responde que "não aderiu aos . cartões Lyoness nem estabeleceu nenhuma parceria com esta entidade." . A cadeia refere que "o único contacto que houve com a Lyoness foi . uma venda de cartões oferta Fnac para ações de marketing junto dos . seus clientes." Fernando Grave diz que isto se deve ao facto de . muitas vezes a relação da Lyoness ser "com um afiliado . devidamente autorizado e não diretamente com as empresas anunciadas, . pelo que será normal que algumas empresas desconheçam este facto." . Entre as empresas que confirmaram . trabalhar com a Lyoness, a Adolfo Dominguez do Amoreiras Shopping . referiu que quase não há clientes a usar o cartão, tendo feito a . parceria há seis meses. "Temos a máquina da Lyoness aqui mas . praticamente ninguém usa", explica uma funcionária da loja, . referindo que os clientes habituais não se mostraram interessados. . A Papelaria Charneca Press, na Charneca . da Caparica, aderiu aos cartões "há cerca de 15 dias, por isso é . uma experiência muito recente", segundo a responsável Marisa . Palmeira. Os acessórios estão no balcão e alguns clientes já . utilizam, mas ainda estão "a fazer uma seleção de clientes . habituais para propor o cartão". Alguns demonstram curiosidade e . decidiram aderir por acharem "que é um bom investimento. Os . portugueses gostam de saber que ao gastar estão a ganhar algum." . Na Óptica Infante, a experiência, de três meses "é indiferente, . é apenas mais um pormenor", diz Isabel Costa, referindo que os . clientes "não têm aderido muito". . O que diz a Deco? . Ana Sofia Ferreira, jurista da Deco - . Defesa do Consumidor, diz que não se pode afirmar que se trate de um . esquema em pirâmide, acusação frequente na internet. "Para ser . considerado um sistema em pirâmide, é necessário que exista um . serviço ou bem que é colocado à disposição do consumidor . mediante a redução do preço ou mesmo a gratuitidade se o . consumidor angariar, direta ou indiretamente, mais clientes para o . fornecedor." A Deco resolveu uma única queixa relacionada com a . Lyoness, de um consumidor que pagou os dois mil euros para ganhar . posição no esquema de bónus e acabou por se arrepender, dentro do . prazo de 14 dias de resolução livre. Como o reembolso demorava, a . Deco interveio. A jurista é clara: "O consumidor não pode entrar . com o único intuito de ir angariando clientes e com isso ser . remunerado." Aconselha os consumidores a verificarem se é um . serviço que lhes interessa, quais as empresas aderentes e perceber . se o objetivo de aderir é obter os benefícios do cartão e não de . se tornarem angariadores daquela empresa - é isto que constitui a . "bola de neve" proibida por lei. . (act.)