Mais 13 projetos de startups que vão transformar os media em Portugal

Evento tecnológico que já vai na segunda edição, pretende acelerar a transição digital no setor dos media, promovendo a experimentação e o acesso a serviços e infraestruturas tecnológicas avançadas para startups e PME desenvolverem soluções.
Segunda edição do Showcse Test Bed, organizado pelo Aveiro Media Competence center, mostrou soluções inovadoras para os media. Foto: D.R.
Segunda edição do Showcse Test Bed, organizado pelo Aveiro Media Competence center, mostrou soluções inovadoras para os media. Foto: D.R.
Publicado a

As startups PluggableAI e SIDIS foram as mais votadas pelo júri e pelo público, respetivamente, na segunda edição do Showcase Test Bed. Organizado pelo Aveiro Media Competence Center (AMCC), este evento tecnológico apresentou 13 projetos-piloto desenvolvidos por startups e pequenas e medias empresas (PME) com soluções inovadoras no setor dos media, com o objetivo de acelerar a transição digital nesta área, ligadas à Inteligência Artificial (IA), Big Data, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, Blockchain, Internet of Things (IoT), entre outras.

A iniciativa decorreu esta semana no Hub 5G da NOS, no Parque das Nações, em Lisboa, e contou com um júri composto por seis personalidades das áreas dos media e do ecossistema de empreendedorismo em Portugal. O evento reuniu um público diversificado, incluindo representantes de alguns dos principais grupos de comunicação social em Portugal – como a agência Lusa, Media Capital, Associação Portuguesa de Impresa, Público, Observador, A Bola, Media Livre, Dinheiro Vivo, entre outros –, parceiros de telecomunicações e especialistas em inovação. E são estes parceiros, precisamente, que terão a oportunidade de experimentar e apoiar os projetos-piloto através de test beds, beneficiando de acesso a serviços e infraestruturas tecnológicas avançadas.

A PluggableAI, uma startup focada em Fan Engagement, destacou-se junto do júri com o pitch mais convincente. A sua solução, o Fanmeter, utiliza inteligência artificial e sensores de smartphones para criar mapas de emoções em tempo real durante eventos. Através desta tecnologia, é possível identificar e recompensar os adeptos mais envolvidos em jogos desportivos, concertos ou programas televisivos, analisando as suas reações captadas pelos sensores dos dispositivos móveis.

Por outro lado, a SIDIS foi a escolha do público, posicionando-se como uma plataforma universal de dados. A solução que apresentam unifica, enriquece e ativa informações recolhidas em mais de 500 fontes. Processando diariamente mais de 80 milhões de transações de 25 milhões de clientes finais, a SIDIS transforma grandes volumes de dados em insights valiosos, que ajudam empresas a tomar decisões estratégicas e a otimizar os seus negócios.

Entre os projetos mais votados, o júri destacou ainda a Uniksystem e a Outgoing App, enquanto o público atribuiu créditos adicionais à Visor AI e à Useflow.

A Uniksystem é uma plataforma low-code BPM (sigla para Gestão de Processos de Negócio, em português) – que na verdade é uma solução de software que permite às empresas automatizar os seus processos de negócio através de interfaces gráficas e ferramentas de desenvolvimento de baixo código (low code) de programação –, com agentes de inteligência artificial para automação digital, focada em departamentos de TI e RH. Esta solução permite a construção rápida de Provas de Conceito e soluções de negócio, oferecendo um tempo de entrada no mercado mais rápido e redução de custos.

Já a Outgoing App pretende transformar a digitalização e venda de bilhetes para espetáculos. Primeiro no mundo das universidades e, agora, com ambição para entrar num mercado mais global. Esta solução usa a gamificação como fator diferenciador no mercado, tornando-se numa extensão do próprio evento. Além da compra de bilhetes, esta aplicação promete também facilitar a compra de consumíveis dentro dos próprios eventos, evitando longas filas de espera para quem tem sede e fome a meio de um espetáculo.

A Visor.ai promete fazer os Contact Centers entrarem num novo nível, considerando a integração de assistentes virtuais através de canais de voz, chat e email, além de ferramentas de automação para auditorias de qualidade. Esta solução utiliza tecnologias avançadas de inteligência artificial, incluindo um modelo de linguagem próprio, que pode facilitar pesquisas avançadas em sites de várias áreas de negócio e que nos media pode tornar-se numa mais valia para os leitores acederem aos arquivos, através de pesquisa avançada.

Por fim, a Useflow é uma plataforma que pretende trazer maior envolvimento para os colaboradores de uma empresa, garantindo maior produtividade e mais lucro. Esta aplicação usa inteligência artificial para gerar notificações, criar e planear conteúdos, produzir relatórios e, em breve, fazer predições. Este promete ser um forte aliado na comunicação interna das empresas.

O Media Open Call Innovation Program foi desenvolvido no âmbito da Test Bed AMCC que conta com um investimento de 2,5 milhões de euros. Sendo que esta Test Bed, que já vai na segunda edição, é liderada pelo Parque Ciência e Inovação da Região de Aveiro (PCI) em parceria com a NOS, integrando também o AMCC, a Universidade de Aveiro e a Google. Nesta segunda edição do Showcase Test Bed, foram apresentados os projetos-piloto Tech Couture, Legendaryum, Ongagement, Optical Backup, Dotmoovs, Nevaro e Midi Acode.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt