Todos os anos Norges Automobil Forbund, que equivale ao ACP na Noruega, testa os modelos elétricos mais vendidos do mercado para aferir com a maior exatidão possível quais são as suas autonomias máximas em condições reais de utilização. A entidade realiza uma edição do mega-teste durante o inverno e outra no pico do verão, para perceber de que forma a temperatura exterior também afeta as performances energéticas..Nesta edição de verão, o maior clube automóvel Noruega examinou os 27 modelos mais populares para calcular quantos quilómetros exatos podem percorrer com uma só carga das baterias. A rota de teste combina troços de condução urbana, estradas secundárias e autoestrada a velocidades entre 60 km/h e 110 km/h..Os modelos partem de Oslo em direção à cidade de Gjøvik, com passagem por Lygnasæter, a 620 metros de altitude, antes de continuar ruma a norte na direção de Dombås. Os veículos com as maiores autonomias completam o trajeto mais extenso, seguindo para Hjerkinn e Folldal até Ringebu..Para que os resultados sejam os mais equilibrados possíveis todos os carros são carregados a 100 % durante a noite numa garagem e arrancam a frio para a prova..Mais uma vez, a maioria dos modelos em teste conseguiram ultrapassar até 20% o valor de homologação; nas provas de inverna as autonomias foram até 30% superiores ao anunciado de fábrica.