"O prejuízo não resulta da promoção propriamente . dita", mas a "situação de autêntico caos em praticamente todas as lojas . da marca", justifica o vice-presidente e responsável de negócio e operações da Cision, . empresa de avaliação de personalidades, marcas, produtos, entre outros, através de . ferramentas de monitorização dos media, faz a leitura da promoção de 50% do Pingo Doce, no 1.º de maio, Dia do Trabalhador. . A marca Pingo Doce sai reforçada ou . penalizada para a opinião pública com esta iniciativa?Em termos de reputação, a marca Pingo . Doce sai bastante prejudicada junto da opinião pública após esta . campanha. Este prejuízo não resulta da promoção propriamente . dita, que reunia os condimentos necessários para conseguir reforçar . a notoriedade da marca, mas resulta no efeito colateral que viria a . gerar: situação de autêntico caos em praticamente todas as lojas . da marca que levaram à intervenção da PSP em muitas delas. . Praticamente todas as notícias que . foram veiculadas até à data sobre este assunto são tendencialmente . desfavoráveis para a reputação da marca e a grande maioria dos . comentários nas redes sociais demonstram um sentimento negativo para . com a marca.A questão que se me coloca é se quem . idealizou a campanha não previu que este tipo de ocorrências . pudessem acontecer, o que me parece de uma grande ingenuidade, ou se . por outro lado conseguiu prever as consequências, mas ainda assim . acreditou, que esta era uma boa campanha.O facto de a promoção ter sido feita . no Dia do Trabalhador tem algum peso?Era inevitável que viesse a ser . utilizada como arma de arremesso político por sindicatos e partidos . de esquerda. Não são inclusive novidade as vozes discordantes em . relação à abertura dos hipermercados no dia 1 de maio. Contudo, . desta vez, o caos gerado nas lojas acabou por inflamar ainda mais . esta questão, fazendo-a perdurar no tempo, na agenda mediática e . consequentemente na discussão pública. . A transferência da holding do grupo . Jerónimo Martins para a Holanda, que ainda recentemente tinha ferido . a reputação da empresa e da sua marca mais forte, o Pingo Doce, foi . inevitavelmente relacionada e está mais uma vez no centro da . polémica.O Pingo Doce não fez publicidade, nem . qualquer género de comunicação a anunciar a promoção, presume-se . que terá funcionado o passa palavra ou o valor da promoção era . mais forte?Está demonstrado que a comunicação . baseada no word of mounth é a mais eficaz. As novas tecnologias e as . redes sociais vieram permitir que o passa palavra seja hoje um forma . de comunicação rápida, eficaz e transversal a todas as pessoas, . pelo que facilmente se sobrepõe aos princípios da comunicação de . massas .O efeito viral que uma mensagem desta natureza pode provocar . é avassalador. Afinal quem não gosta de comprar mais barato?Ao mesmo tempo, há quem esteja a . retirar uma leitura social disto tudo. Qual a sua?A crise para além de ser um estado . material que invadiu toda a conjuntura portuguesa, é ao mesmo tempo . um estado de espírito, uma atitude, uma forma de vida, que vem . contaminando a sociedade portuguesa e que é diariamente alimentado . pelos media. As campanhas de comunicação que alicerçam a mensagem . neste estado de alma têm geralmente bastante sucesso, pelo que uma . campanha de 50% de desconto em bens de primeira necessidade era de . prever que tivesse um adesão estrondosa. Uma adesão estrondosa . significa necessariamente, grande afluência de pessoas, filas . intermináveis, confusão generalizada, caos, que era necessário . prever, dimensionar e ajustar de acordo com os objetivos estratégicos . da campanha. Não creio que este trabalho tenha sido feito e os . resultados estão aí.