Sabia que todas as grandes marcas de desporto internacionais produzem os seus artigos em Portugal? Marcas como a Nike e a Adidas, mas também a Prada ou a Moncler reconhecem a qualidade e o valor acrescentado dos têxteis e do vestuário de desporto produzidos em Portugal. E para mostrar o que de melhor e mais inovador se faz por cá, 12 empresas portuguesas do têxtil e do vestuário têm lugar marcado na ISPO, a maior feira de desporto no mundo e que hoje arranca em Munique, na Alemanha.
A. Sampaio & Filhos, Brandbias, Dune Bleue, Fitexar, Fiorima, Heliotêxtil, LMA, Malhas CEF, O Segredo do Mar, P&R Têxteis, Sonicarla e Therapeutic Textiles Barcelcom são as empresas que expõem os seus produtos, até dia 29. A palavra de ordem é inovação, permitindo a quem pratica desporto, por prazer ou de alta competição, os melhores desempenhos e o máximo de conforto. Pela ISPO passam 81 mil visitantes de 109 países.
Líder na produção de malhas circulares, a A. Sampaio, de Santo Tirso, expõe os novos desenvolvimentos de que dispõe no campo da tecnologia de infravermelhos - por via da inclusão nas fibras de elementos cerâmicos que permite uma microestimulação, que melhora o desempenho desportivo, reduz a fadiga muscular e, admite--se, pode ajudar a reduzir o aspeto da celulite -, ou nos materiais com mudança de fase, tecnologia de-senvolvida originalmente pela NASA e que assegura que as fibras absorvem e guardam o calor para depois o libertar quando necessário. Uma termorregulação que contribui, diz Miguel Medes, gestor da empresa, para uma melhor gestão da humidade, que leva a que o atleta sue menos. A A. Sampaio destina mais de 90% do que faz aos mercados externos. Acrescentou agora o vestuário técnico de proteção, com propriedades antifogo, antiestáticas, de alta visibilidade e para lavagem industrial.
Fundada em 1921, a Barcelense é qualificada na confeção e no fabrico de tubos de compressão, sejam meias, manguitos, joelheiras ou cotoveleiras. Em 2013, apresentou uma tecnologia inovadora - "única no mundo", assegura Nuno Mota Soares, gestor de projetos e negócios da empresa -, a BB-Vein, que permite a administração medicamentosa através da funcionalização dos produtos de compressão graduada. Para 2015 está a trabalhar num projeto de eletroesti- mulação, através da incorporação de sensores nas fibras, que pretende que venha a ter aplicabilidade na área da traumatologia. Exporta 87% do que produz.
A Brandbias expõe as suas duas marcas de vestuário, a Lemonjack, dedicada ao segmento casual, e a Sportsfriend, vocacionada para o desporto. Entre os diversos materiais que usa, de elevado valor acrescentado, destaque para os tecidos respiráveis, térmicos, impermeáveis e corta-vento, ou para os tecidos de membrana 3 em 1, com as vários funcionalidades juntas numa só peça. A ISPO visa, diz Gonçalo Serra, diretor-geral da Brandbias, consolidar os clientes feitos na edição anterior e fazer novos contactos.
Especializada na produção de fios sintéticos de poliéster, a Fitexar, do grupo Falcão, apresenta na ISPO a sua gama de fios fosforescentes, que captam os raios ultravioletas durante o dia e emitem luz à noite, e fios fluorescentes, que refletem a incidência da luz. E ainda os fios com propriedades antiodor, pela aplicação de sais de prata para evitar o crescimento da flora macrobiana ao nível da pele, explica Francisco Castro, gestor da empresa. Os seus fios destinam-se à indústria automóvel e ao vestuário técnico (bombeiros e polícias). Em desenvolvimento tem fios com características de autolimpeza (em que os raios ultraviolenta fazem desaparecer as nódoas e que se destinarão a meios de transporte) e com condutividade elétrica, para veículos em que a deslocação do ar cria eletricidade estática.
Malhas CEF é a unidade de fabrico de artigos de underwear e sportswear do grupo Impetus que se dedica à tecnologia seamless, ou seja, sem costuras. E é isso mesmo que vai apresentar, com destaque para as peças interiores sem costura que combinam as propriedades termorreguladoras do thermocool com o toque natural e suave da lã. Uma combinação que permite ao desportista "manter-se seco durante o esforço físico e com uma temperatura do corpo autorregulada", explica António Rosas, diretor comercial. Outra das inovações que levarão a Munique enquadra-se no shapewear com mapeamento do corpo, apresentando peças com diferentes zonas de compressão que estabilizam os mús- culos e protegem determinadas zonas do corpo. Garantem um controlo da humidade e uma secagem rápida. A linha de roupa interior masculina de Cristiano Ronaldo foi desenvolvida através do grupo Impetus.
Com quatro áreas de produtos - banho, desporto, crianças e moda -, a empresa O Segredo do Mar conta o grupo Zara e o El Corte Inglés entre os seus mais de 32 clientes europeus. Alexandra Pereira diz que "continuamos a acreditar que é possível ter no design o valor acrescentado a cada peça que colocamos no mercado".
Especializada no fabrico de vestuário técnico para desporto e na área da saúde, a Sonicarla leva a Munique uma coleção "sob a égide da performance versus design", concebida a partir de nanofibras ou de fibras de origem natural ou reciclada. Segundo Pedro Silva, administrador da empresa, são peças que detêm funcionalidades terapêuticas enquanto se pratica desporto. E dá o exemplo das que contêm aminoácidos e que "ajudam a rejuvenescer e a hidratar a pele".
Blusão salva-vidas
Nem só as empresas terão os seus produtos em exposição. A Citeve, associação que organiza a participação portuguesa na feira, aproveita a presença em Munique para expor os resultados de um dos seus projetos de investigação, o SeaB2. Trata-se de um sistema de vestuário - pode ser um colete, um blusão ou um macacão - impermeável com insuflação integrada. Desenvolvido em parceria com a Damel, este sistema permite a prática de desportos náuticos e atividades de lazer e recreio ou profissionais ligadas ao mar em condições de "máxima segurança". O equipamento tem um sistema automático e também manual de insuflação e conta, ainda, com faixas refletoras, luz de emergência e um apito.