A Apple está a atacar em ondas os . vários mercados do entretenimento e agora chegou à última . fronteira: a televisão. Steve Jobs, co-fundador e visionário, tinha . esta ambição há muito e testou-a com a Apple TV, uma espécie de . set-top-box que foi um flop de vendas mas que a empresa nunca . descontinuou. Agora é mesmo a sério. . Os especialistas já tinham avisado e, . de acordo com as movimentações da Apple nas últimas semanas, vai . mesmo acontecer - será lançada uma iTV com ambições . revolucionárias, provavelmente em 2012. . Talvez um cruzamento entre o Mac e o . iPad; talvez a primeira televisão realmente smart. E uma grande dor . de cabeça para as empresas que dominam o mercado da televisão paga. . Se a Apple deu cabo dos players que gravitam no mercado da música, . dos telemóveis e dos portáteis, pode muito bem fazê-lo nas . televisões. . As informações vêm de todos os lados . e mostram que a empresa está a investir forte nesta visão. Segundo . o Wall Street Journal, a Apple reuniu--se com uma série de . executivos de grandes companhias multimédia para discutir o formato . que a iTV terá. Também está a trabalhar em hardware próprio, que . vai basear-se em tecnologias de streaming para ter acesso a . programas, filmes e outros conteúdos. E, segundo alguns sites, pode . mesmo estar a desenvolver um televisor próprio. A personalização . no seu expoente máximo. . Uma das tecnologias que o Wall Street . Journal refere é a capacidade de reconhecer os consumidores em . qualquer plataforma - telemóvel, tablet e televisão. Numa das . reuniões que mantiveram nas últimas semanas, os executivos da Apple . descreveram uma tecnologia que reage aos movimentos e vozes dos . utilizadores, embora ainda em fase incipiente; algo assim poderá ser . o fim dos comandos com uma centena de botões - o oposto do que a . Apple gosta de fazer, como é evidente pela quase ausência de botões . em todos os seus aparelhos. . As informações que saíram destas . reuniões são, no mínimo, preocupantes para os operadores de . televisão paga. No fundo, o que a Apple se propõe a fazer é . substituir a set-top-box e até a própria televisão e servir de . intermediário entre o utilizador e os fornecedores de conteúdos. . Mas com uma vantagem: não só . transmitir conteúdos dos fornecedores para a televisão como . permitir transferi-los de aparelho para aparelho sem interromper a . transmissão. Por exemplo, começar a ver um programa na televisão e . continuar no telemóvel ou no iPad. . Era isto que Jobs queria: uma televisão . controlada pelos aparelhos móveis da Apple, totalmente . personalizada, simples de usar e utilizando o ecossistema que a . empresa construiu à volta do iTunes. Antes de morrer, Jobs disse ao . biógrafo Walter Isaacson que finalmente conseguira chegar ao . resultado certo, depois de anos a fazer protótipos. . Agora, a Apple só tem de convencer as . grandes empresas de conteúdos a permitirem que os seus programas . sejam transmitidos através da iTV - algo que não acontece com a . Apple TV porque empresas como a Time Warner não estão confortáveis . com a encriptação presente, isto é, a protecção antipirataria . (um dos maiores problemas da indústria neste momento). . Porque é que os operadores de . televisão paga devem estar preocupados? Porque há muitos clientes . que não gostam especialmente do serviço que lhes é oferecido, ou . porque consideram que pagam de mais por dezenas de canais quando nem . sequer vêem metade. . O mercado português, sendo um dos mais . avançados nesta área, tem sabido inovar para manter os preços . competitivos e adoptar tecnologia de ponta; mas na maioria dos . mercados, em especial no norte-americano, uma solução Apple que . ponha os vários gadgets a comunicar e permita condensar os conteúdos . vindos de várias fontes - Netflix, Hulu, YouTube, iTunes - é uma . séria ameaça ao status quo. . Por outro lado, marca um movimento . contrário ao dos operadores de televisão paga. O Meo da Portugal . Telecom e a Zon investiram bastante nos últimos meses para saírem . do televisor propriamente dito e entrarem nos tablets, computadores e . smartphones. As fabricantes de televisões, ao invés, estão a . tentar integrar funcionalidades Web nos aparelhos - as chamadas Smart . TV - mas o interesse tem sido muito reduzido; o falhanço da Google . TV, uma parceria entre a gigante de Internet e fabricantes como a . Sony, mostra que não é bem isso que as pessoas querem. . Nem o Meo nem a Zon quiseram comentar . este potencial novo concorrente, quando ainda são escassas as . informações sobre qual a estratégia que a Apple vai seguir. Steve . Jobs estava muito mais interessado em garantir um portfólio gigante . de conteúdos do que desenhar uma televisão de raiz. É um negócio . com margens pequenas, algo que não diz muito à empresa de . Cupertino.