Meo oferece 5G sem custos adicionais e desliga definitivamente 3G ainda em janeiro

Meo oferece 5G gratuito a todos os clientes já a partir desta quinta-feira. Vodafone e NOS anunciaram já que também não vão cobrar pelo acesso ao 5G, a partir de 1 de fevereiro.
Gonçalo Delgado/Global Imagens
Gonçalo Delgado/Global ImagensGonçalo Delgado/Global Imagens
Publicado a

A Altice Portugal anunciou que disponibiliza gratuitamente o acesso à rede 5G a todos os clientes da Meo, já a partir desta quinta-feira. A Vodafone e a NOS também já anunciaram que, afinal, não vão cobrar pelo acesso à nova rede móvel. A Altice adianta ainda que conclui a 31 de janeiro o desligamento definitivo da rede 3G.

Em comunicado, a empresa de telecomunicações realça que é "o primeiro operador nacional a oferecer, a partir de hoje, 5G para sempre e de forma gratuita". A empresa liderada por Ana Figueiredo explica que o objetivo é "democratizar" o acesso à rede que "já está a revolucionar o ecossistema das comunicações".

O 5G foi lançado em Portugal, há dois anos, os operadores posicionaram-se para cobrar pelo acesso à nova rede móvel, mas Vodafone, NOS e Altice, têm lançado sucessivos períodos de experimentação gratuita. A Vodafone foi a primeira telecom a decidir disponibilzar o 5G sem custos a todos, de forma definitiva, a partir de 1 de fevereiro. Também a NOS já anunciou que continuará a não cobrar pelo acesso ao 5G.

A rede 5G da Meo tem uma taxa de cobertura de 95,6% da população portuguesa, segundo a Meo, que, citando dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), diz "que tem estações base 5G num maior número de municípios – 305".
 

No mesmo comunicado, a telecom refere ainda este mês desliga definitivamente o sinal da rede 3G. O processo de phase-out do 3G foi iniciado pela Altice em setembro de 2023 e será concluído no dia 31 de janeiro, "libertando frequências que serão fundamentais para o reforço de qualidade da rede 5G, antecipando as tendências de crescentes necessidades e exigência de utilização desta tecnologia móvel pelos consumidores".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt