Abriu a primeira loja em Portugal em 2019 e desde então tem crescido ao ritmo de 10 novos espaços por ano. Orgulha-se de oferecer a todos os seus colaboradores contratos sem termo desde o primeiro dia e quer continuar a alargar a sua presença em território nacional..A espanhola Mercadona tem já 39 supermercados no nosso país, sendo que as aberturas mais recentes aconteceram, em 2022, no centro-sul do país (Setúbal, Montijo, Santarém, Caldas da Rainha e Oeiras)..Para a abertura destas lojas, a empresa investiu 35 milhões de euros na sua construção e criou 400 novos empregos que representaram um investimento de 1,2 milhões de euros em formação. Para este ano, a marca perspetiva consolidar o seu plano de expansão e conseguir 10 novas aberturas de loja, assim como continuar com os trabalhos de construção do bloco logístico de Almeirim..A empresa pretende continuar a expandir-se na zona centro-sul, com um especial enfoque no distrito de Lisboa, embora a abertura de uma loja na cidade não esteja, para já, nos planos da Mercadona..Em entrevista ao Dinheiro Vivo, a diretora de Relações Institucionais da Mercadona, Inês Santos, escusou-se a divulgar a quota de mercado e o volume de vendas que a empresa alcançou em Portugal, embora tenha revelado que, em 2021, a quota era de 3%.."Valor que antevemos que tenha subido após as 10 aberturas de 2022, incluindo no Montijo e em Oeiras, lojas que têm batido recordes de vendas". Paralelamente, a empresa atualizou os salários, em linha com o aumento da inflação e acelerou a progressão salarial. Inês Santos explicou que estas medidas se prendem com a necessidade que a empresa tem de contratar um volume elevado de colaboradores, devido à sua expansão e, ao mesmo tempo, ser competitiva no mercado.."Recentemente adotámos medidas que acreditamos que nos permitem ser competitivos e oferecer boas condições a toda a equipa: aumentámos o salário de entrada para os operadores em 11% e a isso somámos a atualização dos salários de todos os colaboradores de acordo com o IPC (Índice de Preços no Consumidor) de dezembro (9,6%)", disse Inês Santos..Assim, um colaborador que inicie funções agora na Mercadona vai auferir de um salário de entrada de 13 601 euros anuais, 28% acima do salário mínimo português. Acrescem ainda os subsídios de alimentação, domingos e feriados e noturno. "Quanto mais motivados e satisfeitos estiverem os nossos colaboradores, mais a Mercadona avança, porque para podermos oferecer um serviço de excelência, temos também de ter profissionais de topo", afirma Inês Santos..Já no que à progressão salarial diz respeito, a empresa explica que a partir deste ano, os operadores de supermercado poderão chegar ao escalão mais alto num máximo de quatro anos em funções, aplicando-se em cada ano uma subida de 11% no salário..Assim será alcançado um salário de 18 601 euros, praticamente 75% acima do salário mínimo nacional. Formação Todos os colaboradores têm um período de formação inicial. Como afirma Inês Santos, a formação é mesmo um pilar fundamental da política de Recursos Humanos..Nesse sentido, e para que a empresa possa continuar a crescer na zona centro-sul de Portugal, vai ser criada uma nave de formação no Centro de Coinovação de Lisboa. Este projeto permitirá dotar os novos colaboradores de conhecimentos teóricos e práticos para desempenharem as suas funções em loja.."Esta nave está integrada nas instalações do Centro de Coinovação, o que nos permite criar sinergias entre várias áreas da empresa", reforça a responsável. Esta será a segunda estrutura do género, sendo que a primeira está localizada em Matosinhos e, só no ano passado, realizou mais de sete mil formações, tendo acolhido mais de 1500 colaboradores..A Mercadona é reconhecida por apostar nas suas marcas próprias. Mas também é uma empresa que se adapta às regiões onde está inserida. E é neste sentido que entra a força produtiva nacional..Como refere Inês Santos, "no nosso modelo de empresa, o sortido de produtos é adaptado às diferentes regiões onde a Mercadona tem presença, o que faz com que o nosso portfolio de fornecedores portugueses vá aumentando"..Assim, e à medida que o número de lojas cresce em Portugal, cresce também o número de fornecedores nacionais. "Se em Setúbal se produz um ótimo Moscatel, é lá que o vamos comprar, neste caso, ao produtor José Maria da Fonseca, que faz a nossa marca própria de Moscatel", diz a responsável, acrescentando que a companhia tem vindo a reforçar a categoria dos vinhos, tendo mais recentemente adicionado à sua lista de fornecedores a Adega Cooperativa de Borba.."Produz os vinhos monocastas da nossa marca própria e no setor dos queijos, temos os exemplos das Queijarias Guilherme e Zapata, especialistas em queijos tipicamente alentejanos", detalhou. .O aprimorar da marca própria é uma das caraterísticas da Mercadona. E isso faz a diferença, segundo a empresa de retalho. "Focamo-nos muito na qualidade da marca própria e não a temos por questões do preço/qualidade..Se não conseguirmos assegurar a qualidade que o cliente deseja, não vamos colocar à venda só por causa do preço", garante a marca. E, precisamente por causa da aposta na qualidade, não existem promoções.."Entrámos num mercado altamente competitivo em termos promocionais (há cerca de seis anos, segundo um estudo da Nielsen, cerca de 50% das compras em Portugal eram feitas em promoções)", diz a companhia, destacando que, por ter chegado ao nosso país com uma política de não promoções, consegue apelar à perceção da qualidade dos produtos, ao mesmo tempo que mantém os preços baixos. "Isto permite que, por não fazermos promoções, os produtores estejam do nosso lado", reforça a Mercadona..Na Mercadona o cliente tem sempre a primeira e a última palavra. A empresa trabalha segundo um modelo de qualidade total, o que significa trabalhar do "chefe" (o cliente) para trás. E como é que o modelo funciona? Como explica a Mercadona, "não nos interessa ter mil e um iogurtes de morango, interessa-nos ter o melhor e, para isso, temos a equipa que faz a ponte entre o departamento de compras e a necessidade em loja"..Ou seja, primeiro é identificada a necessidade do produto, que é estudado pelos especialistas da Mercadona em conjunto com os clientes. Depois, de acordo com os critérios, é procurado um fornecedor, que faça aquele artigo. Feita a amostra, é (ou não) aprovada pelo cliente e só depois colocado no mercado. "Sempre que há alguma alteração fazemos este caminho para trás, de acordo com o desejo do cliente", frisa a marca..No caso da loja de Oeiras, que abriu em dezembro, segundo a empresa, o espaço tem estado sempre cheio. Para dar vazão à procura, a equipa foi reforçada - habitualmente as equipas têm 65 colaboradores, mas esta tem mais de 100 - assim como a linha de caixa.."As pessoas já estavam à espera desta loja e já sabiam o que queriam comprar, muito por experiência de outras lojas e do passa palavra", diz a Mercadona, adiantando que os artigos mais procurados e que mais volume de vendas têm gerado são os produtos para a roupa e os de perfumaria..com Joana Petiz