O ano passado correu de feição à cadeia Mercadona. A marca espanhola fechou 2023 com um volume de negócios de 1403 milhões de euros em Portugal, o que representa um crescimento de 90%. Já em Espanha teve uma faturação de 34124 milhões de euros, sendo que globalmente obteve 35527 milhões de euros em vendas consolidadas. O que representa um aumento de 15%..O resultado do negócio da marca em Portugal deixa o seu CEO muito satisfeito, pois como explicou Juan Roig, 2023 foi o primeiro ano sem perdas no nosso país. “Estamos seguros que vamos ganhar dinheiro este ano, em Portugal”, afiançou ainda, frisando que que a marca que lidera já conseguiu 8% de quota do mercado nacional..Relativamente aos resultados globais, Roig diz-se muito orgulhoso dos trabalho levado a cabo pelos 104 mil trabalhadores da marca, que faz de 2023 o melhor ano para os cinco componentes da Mercadona - clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade e capital..Da mesma forma referiu os 10 mil milhões de euros investidos de 2016 a 2023 para reformas em lojas e construir dois centros logísticos, sendo que o de Almeirim, em Portugal, abre a meio deste ano e será o maior da cadeia..Para este ano, em específico para Portugal, a Mercadona conta levar a cabo um investimento de 196 milhões de euros para a abertura de 11 novas lojas e à conclusão do Bloco Logístico de Almeirim. A marca vai – depois de cinco anos a operar em território nacional – chegar a Évora e Guarda..Questionado sobre a possibilidade de expandir a insígnia para um terceiro país, Juan Roig foi perentório, dizendo que antes de pensar nessa hipótese a marca tem de ter uma presença consolidada em Portugal, onde este ano vai investir 1900 milhões de euros, e só depois ponderar abrir lojas noutro território..Recorda a Mercadona em comunicado que terminou o ano passado com 5300 trabalhadores, o que equivale a 1800 novos empregos, em comparação com 2022. Da mesma forma comprou 1178 milhões de euros a mil fornecedores portugueses.