Mercadona partilha 600 milhões de euros em prémios com trabalhadores

Empresa vai entregar prémios a mais de cem mil trabalhadores. Bónus anual pode ascender a dois salários para quem está na retalhista há pelo menos cinco anos.
Foto: AFP
Foto: AFPAFP
Publicado a

A Mercadona vai distribuir 600 milhões de euros pelos mais de cem mil trabalhadores da empresa sob a forma de prémo extra pelo desempenho anual da retalhista, foi esta quarta-feira anunciado.

O valor a distribuir representa "mais 50%" do que o valor distribuído a trabalhadores em 2023 (405 milhões de euros), sendo um bónus para os trabalhadores, "além do prémio por objetivos que [a empresa] tradicionalmente reparte todos os anos", explica em comunicado a cadeia de supermercados espanhola, que também está presente em Portugal.

O mesmo comunicado esclarece os critérios para a distribuição do prémio. "Em março, os trabalhadores, após o primeiro ano e caso atinjam as metas e objetivos definidos no início do ano, receberão um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados cinco anos de antiguidade. Este ano, excecionalmente, os trabalhadores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a metade do seu salário", lê-se.

A retalhista espanhola diz distribuir prémios anuais aos trabalhadores desde 2001. Segundo contas da Mercadona, já foram distribuídos 5.580 milhões de euros nos últimos 23 anos, refletindo "o compromisso da empresa com o crescimento partilhado e com o lucro mútuo".

A Mercadona está em Portugal desde 2019, tendo atualmente 49 lojas distribuídas pelos distritos de Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Setúbal, Aveiro, Santarém, Viseu, Leiria e Viana do Castelo. A cadeia de supermacos conta com cerca de cinco mil trabalhadores em Portugal.

Para 2024, está prevista a abertura de mais lojas em Oliveira de Azeméis, Porto, Coimbra, Guarda, Évora e Leiria. A empresa está já a recrutar para as novas lojas, bem como para o bloco logístico de Almeirim, que deverá entrar em operação este ano. A Mercadona já tinha um bloco logístico na Póvoa de Varzim.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt