O Metro de Lisboa vai ganhar duas novas estações até ao final de 2021. Com a construção das estações da Estrela e de Santos será feita a ligação entre o Rato e o Cais do Sodré. A linha verde transforma-se numa linha circular e com comboios a cada 3 minutos e 40 segundos..[caption id="attachment_803817" align="aligncenter" width="2001"]. Novo mapa de rede do Metro de Lisboa a partir do final de 2021.[/caption]."O prolongamento do Rato da linha Amarela ao Cais do Sodré da linha Verde, com duas novas estações Estrela e Santos, irá ligar as duas linhas, fechando o anel e transformando-se numa única linha circular, permitindo melhorar e garantir a mobilidade urbana necessária na cidade de Lisboa. Será, assim, criada uma nova oferta na zona central de Lisboa, com circulações de 6 carruagens, permitindo intervalos nas horas de ponta de 3 min e 40 segundos", detalha o Metro de Lisboa..Esta operação terá um custo total de 216 milhões de euros e será financiado através de fundos comunitários e de empréstimos do Banco Europeu de Investimento. As obras arrancam em 2019 e preveem a construção de um túnel de dois quilómetros entre a nova estação da Estrela (em frente à Basílica da Estrela) e a estação de Santos (junto ao edifício do Batalhão dos Sapadores de Lisboa)..A ligação entre as estações de Santos e Cais do Sodré será feita através da construção a céu aberto. Para colocar esta nova linha a funcionar serão compradas 33 composições, que deverão custar 50 milhões de euros, estima o Metro de Lisboa..Na zona do Rato, será ainda construída uma ligação pedonal, com 300 metros de extensão, entre a estação e a Praça Santa Isabel, com acesso para as Amoreiras. Esta obra deverá custar 15,6 milhões de euros e inclui a implementação de escadas e passadeiras mecânicas..Linha Vermelha sem alargamento (para já).Apesar dos estudos, fica para já adiado o alargamento da linha vermelha entre São Sebastião e Campo de Ourique. Esta operação teria um custo de 186,7 milhões de euros e implicaria a construção de duas novas estações: Amoreiras e Campo de Ourique, ligadas com um túnel de dois quilómetros. A "ausência de garantias de financiamento" impede o arranque destas obras. "Esta obra deverá vir a ser financiada durante o próximo ciclo de fundos comunitários", escreve o Metro de Lisboa..Mais pessoal.O Metro de Lisboa anunciou também esta segunda-feira que já contratou um total de 62 pessoas, distribuídas entre manutenção (22 pessoas), maquinistas (10 trabalhadores) e agentes de tráfego (30 pessoas. A empresa diz ainda que "pôs-se fim ao quadro de mobilidade, sendo que todos os trabalhadores foram inseridos em estruturas orgânicas da empresa com atribuições definidas"..(Notícia atualizada às 11h30 com mais informação)