Microsoft inaugura centro de inovação para inteligência artificial em Lisboa

AI Innovation Factory foi criado em parceria com a Accenture, a Avanade e a Fábrica de Unicórnios. Presidente da Câmara Municipal esteve na inauguração e vê no novo espaço uma prova da utilidade da Fábrica de Unicórnios como motor da economia local.
Foto: D.R.
Foto: D.R.
Publicado a

A Microsoft inaugurou esta quarta-feira o AI Innovation Factory, em Lisboa, que consiste num centro de inovação dedicado à inteligência artificial (IA). 

O novo espaço localiza-se no AIhub da Unicorn Factory, no bairro de Alvalade, e foi desenvolvido em colaboração com a consultora Accenture, a Avanade e a Fábrica de Unicórnios.

"Este projeto tem como principal objetivo acelerar a adoção da IA por empresas públicas e privadas de todos os setores, contribuindo assim para o crescimento sustentável do país por meio de novos cenários de inovação digital", de acordo com o comunicado enviado à redação.

A aposta da Microsoft na IA não é novidade, mas a criação de um espaço dedicado em Portugal é. E deve-se a "uma necessidade crescente das empresas se capacitarem para responder aos desafios impostos pela evolução trazida pela IA", tendo em conta que o estudo Work Trend Index, produzido pela tecnológica, indica que 79% dos gestores concordam que a IA é "fundamental para as organizações se manterem competitivas", embora 60% receie que as empresas "não tenham um visão e um plano" para a IA.

O AI Innovation Factory servirá para criar um ecossistema de inovação e modelos para escalar soluções desenvolvidas com IA, bem como criar modelos de governança e práticas responsáveis, de acordo com a Microsoft.

Para Andrés Ortolá, general manager da Microsoft Portugal, o novo centro de inovação deverá ser "um catalisador de transformação, que conjuga talento,ideias e inovação".

Já Manuela Vaz Soares, country manager director da Accenture Portugal, espera que o novo espaço permitam às empresas "experimentar novas tecnologias e co-inovar", para capacitar as organizações portuguesas "de forma responsável e com casos de negócios claros".

"Ao colaborar com a Microsoft, Accenture e a Unicorn Factory Lisboa, estamos a criar um ecossistema que capacita as empresas a escalarem soluções de IA de forma responsável e eficaz. Esta iniciativa não só acelera a adoção da IA, mas também garante que os nossos clientes estejam equipados com as ferramentas e modelos de governança necessários para prosperar num mundo impulsionado pela IA", refere Tiago Minchin, country manager para Portugal da Avanade.

A inauguração do novo espaço da Microsoft contou com a presença de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e de Gil Azevedo, diretor executivo da Fábrica de Unicórnios de Lisboa.

Para Moedas, o novo centro de inovação dedicado à IA "é a prova de que a Unicorn Factory está a crescer e a funcionar como um motor da nossa economia local. Já Gil Azevedo vê no novo espaço um "significativo fortalecimento" da rede de inovação portuguesa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt