
A Microsoft inaugurou esta quarta-feira o AI Innovation Factory, em Lisboa, que consiste num centro de inovação dedicado à inteligência artificial (IA).
O novo espaço localiza-se no AIhub da Unicorn Factory, no bairro de Alvalade, e foi desenvolvido em colaboração com a consultora Accenture, a Avanade e a Fábrica de Unicórnios.
"Este projeto tem como principal objetivo acelerar a adoção da IA por empresas públicas e privadas de todos os setores, contribuindo assim para o crescimento sustentável do país por meio de novos cenários de inovação digital", de acordo com o comunicado enviado à redação.
A aposta da Microsoft na IA não é novidade, mas a criação de um espaço dedicado em Portugal é. E deve-se a "uma necessidade crescente das empresas se capacitarem para responder aos desafios impostos pela evolução trazida pela IA", tendo em conta que o estudo Work Trend Index, produzido pela tecnológica, indica que 79% dos gestores concordam que a IA é "fundamental para as organizações se manterem competitivas", embora 60% receie que as empresas "não tenham um visão e um plano" para a IA.
O AI Innovation Factory servirá para criar um ecossistema de inovação e modelos para escalar soluções desenvolvidas com IA, bem como criar modelos de governança e práticas responsáveis, de acordo com a Microsoft.
Para Andrés Ortolá, general manager da Microsoft Portugal, o novo centro de inovação deverá ser "um catalisador de transformação, que conjuga talento,ideias e inovação".
Já Manuela Vaz Soares, country manager director da Accenture Portugal, espera que o novo espaço permitam às empresas "experimentar novas tecnologias e co-inovar", para capacitar as organizações portuguesas "de forma responsável e com casos de negócios claros".
"Ao colaborar com a Microsoft, Accenture e a Unicorn Factory Lisboa, estamos a criar um ecossistema que capacita as empresas a escalarem soluções de IA de forma responsável e eficaz. Esta iniciativa não só acelera a adoção da IA, mas também garante que os nossos clientes estejam equipados com as ferramentas e modelos de governança necessários para prosperar num mundo impulsionado pela IA", refere Tiago Minchin, country manager para Portugal da Avanade.
A inauguração do novo espaço da Microsoft contou com a presença de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e de Gil Azevedo, diretor executivo da Fábrica de Unicórnios de Lisboa.
Para Moedas, o novo centro de inovação dedicado à IA "é a prova de que a Unicorn Factory está a crescer e a funcionar como um motor da nossa economia local. Já Gil Azevedo vê no novo espaço um "significativo fortalecimento" da rede de inovação portuguesa.