A Microsoft apresentou hoje o novo Surface Pro, a versão mais completa do tablet que foi originalmente lançado no início do ano em Portugal. Trata-se de um modelo com o mesmo design mas com hardware mais avançado, que inclui processador Intel core i5 e versão integral do Windows 8.
O Surface Pro pesa 900 gramas, bastante mais que o Surface RT, que tem 600 gramas. Vai estar disponível a 30 de maio no retalho e custa 879 euros na versão de 64 gigas e 979 euros para a versão de 128 gigas.
Miguel Caldas, diretor tecnológico da empresa, diz que se trata de um modelo para "utilizadores mais sofisticados", nomeadamente profissionais. "O Surface Pro é a primeira instância da Microsoft em que se consegue fazer tudo o que se faz num tablet e também tudo o que se faz num portátil", acrescentou o responsável.
O novo diretor da Microsoft Portugal, João Couto, refere que este é mais um passo no "reposicionamento estratégico" da empresa. Também prometeu, para o próximo ano fiscal (que começa em julho), o maior ano de lançamentos da Microsoft.
"Vem revolucionar a forma como as empresas trabalham hoje em dia", considerou João Couto, sublinhando a possibilidade de instalar "qualquer aplicação profissional" neste tablet. O diretor revelou que a Sogrape é uma das primeiras grandes empresas portuguesas a aderir ao Surface, ferramenta que está agora nas mãos dos colaboradores da Sogrape Distribuição.
O lançamento de hoje é simultâneo em 25 países, o que eleva para 28 o número de países onde as duas versões do Surface já estão disponíveis.