Millennials rendidos aos carros elétricos, mas preço é obstáculo à compra

O primeiro critério de compra é o preço, logo seguido pela eficiência energética.
Millennials rendidos aos carros elétricos, mas preço é obstáculo à compra
D.R.
Publicado a

A geração Millennial está rendida à mobilidade sustentável, mas não está disposta a abrir os cordões à bolsa no momento da compra de um automóvel elétrico. O máximo que está disposta a pagar são 20 mil euros.

O primeiro critério desta geração, com idades entre os 25 e os 40 anos, para a compra de carro é o preço, seguido da eficiência energética e do custo da manutenção, revela o estudo “Consumer Insights – Tendências do consumidor português na aquisição e utilização de produtos e serviços automóveis”, da divisão de retalho da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), divulgado nesta quinta-feira.

Desenvolvido com base num inquérito que resultou em 6048 respostas – 43% da geração Millennial e 57% da geração X (idades entre 40 e 60 anos) -, o estudo concluiu que 40% dos millennials consideram o "preço elevado" um obstáculo à compra de um veículo elétrico. Outro dos impedimentos que apontam à aquisição destes automóveis prende-se com a impossibilidade de carregar em casa (30% destes inquiridos).

No entanto, o relatório dá conta que no momento de adquirir um carro novo 50% dos mais jovens têm a intenção de comprar uma viatura elétrica e 30% uma viatura híbrida. Uma tendência mais sustentável quando comparada com as intenções da geração X. No inquérito, 30% dos inquiridos com idades entre os 40 e 60 anos admitem comprar uma viatura elétrica e a mesma percentagem um carro hídrido.

Questionados sobre as preferências no caso de compra de viatura semi-nova, 30% dos mais jovens comprariam um carro híbrido e 20% elétrico. Na geração X, 20% estão dispostos a adquirir um automóvel elétrico semi-novo e 40% um híbrido.

Se a opção for a aquisição de uma viatura usada, os millennials dão preferência a automóveis movidos a combustíveis tradicionais (gasóleo e gasolina). Já a geração X tem clara preferência por carros a gasóleo (30% dos inquiridos).

O estudo, que foi apresentado hoje no Fórum do Retalho Automóvel, promovido pela ACAP, revela ainda que os millennials estão mais dispostos a comprar automóvel numa combinação online/presencial, quando a geração X prefere maioritariamente efetuar a transação no concessionário, alegando a impossibilidade de ver a viatura, deficiente relação com a concessão e falta de esclarecimento de dúvidas.

O perfil do consumidor traçado neste estudo é maioritariamente homem (68%), da geração X (57%) e vive numa zona urbana (80%). O carro é utilizado todos os dias por 70% dos inquiridos, sendo que 60% o usa para se deslocar para o trabalho e 80% percorrem um máximo de 50 quilómetros por dia. A maioria (60%) tem um carro com mais de oito anos e com mais de 60 mil quilómetros. O gasóleo é o combustível usado nos carros de 50% dos entrevistados. Só 10% têm um carro híbrido ou elétrico.

Do total dos inquiridos, cinco em cada 10 projetam comprar um carro novo, sendo que 70% dizem que têm intenção de adquirir um elétrico ou híbrido. O valor máximo que estão dispostos a pagar por um elétrico é 28.550 euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt