Mina da Urgeiriça conclui nova fase de requalificação ambiental

A abertura ao público da área de desporto e lazer está pronta a avançar e os termos de utilização vão agora ser alvo de um protocolo.
Publicado a

A abertura ao público da área de lazer e desporto da antiga mina de Urgeiriça, desativada em 1999, está pronta para avançar, no âmbito do projeto de requalificação ambiental orçado em 33 milhões de euros, segundo a informação divulgada pela secretaria de Estado da Energia.

O espaço foi cedido à Câmara de Nelas, a qual vai protocolar com a Freguesia de Canas de Senhorim, e, com a Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça, os termos da sua abertura ao público, utilização e gestão, numa cerimónia que conta com a presença do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

"Inserido num dos maiores investimentos de recuperação ambiental jamais realizados em Portugal, o qual deverá, no final da obra, atingir cerca de 33 milhões de euros, o projeto de requalificação da mina da Urgeiriça conta com o apoio financeiro dos fundos estruturais europeus", segundo a informação.

O projeto está a cargo da EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro. "As principais intervenções consistiram na inundação controlada da mina, na recuperação e selagem das barragens de rejeitados e das escombreiras, e na recuperação ambiental e paisagística das áreas afetas à exploração mineira, nas quais já foram investidos mais de 19 milhões de euros", segundo a informação divulgada.

Em curso estão ainda obras de construção dos sistemas de tratamento passivo e ativo de exsurgências e caudais afluentes "e, em breve, serão lançadas as obras finais que incluirão a descontaminação química e radiológica e a requalificação ambiental na área das antigas oficinas de tratamento químico (OTQ) e edifícios do antigo perímetro mineiro".

A EDM estabeleceu ainda um Plano Diretor das ações e obras a desenvolver na região, para proceder à recuperação ambiental daquela área mineira.

O Governo tem apostado no sector mineiro, com a assinatura de 11 contratos de concessão em julho e o lançamento de vários projetos de requalificação ambiental: o último prevê um investimento de 20 milhões de euros nas minas de são Domingos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt