A The London Textile Fair reúne anualmente mais de 350 expositores de 18 países europeus e destina-se exclusivamente a profissionais da indústria previamente selecionados. A feira divide-se em quatro áreas principais, dividindo os expositores
por setor: têxteis, acessórios e guarnições, estúdios de impressão e
roupas vintage.
Presença habitual na feira, a Gierlings Velpor pretende "manter contacto com atuais e novos clientes, e se possível aumentar a quota de mercado", diz o responsável de vendas, Pedro Lima. A empresa apresenta a coleção de outono-inverno do próximo ano, com destaque
para peças em veludo, estampados, jaquards e peles artificiais. Estreante no certame é a Joaps Malhas que vai procurar, "com uma visão positivista, trabalhar com proximidade os atuais clientes e conseguir angariar novos", segundo Carla Araújo, responsável comercial e de marketing da empresa.
Jorge Pereira, CEO da Lipaco, encara o mercado inglês com "elevado potencial de crescimento a nível industrial" e apresenta, nesta edição, uma coleção com destaque para linhas de coser e fios texturizados, nomeadamente as poliamidas. Aumentar e reforçar o volume de vendas é a intenção da NGS, que apresenta malhas finas e composições ricas.
A Troficolor, empresa com um objetivo de consolidação internacional bastante vincado, pretende "tirar partido da ligação histórica entre os dois países" e dedicar-se a "promover elos de sinergia que façam beneficiar os fabricantes portugueses de vestuário", seus clientes, como afirma Flávio Dias, diretor de marketing.
Já a Vilartex chega ao Reino Unido com uma coleção onde se destacam, entre outros, as malhas circulares, os básicos, as peças sustentáveis, orgânicas e funcionais. As expetativas da empresa baseiam-se sobretudo, afirma Carlos Coutinho, responsável do departamento de exportações, na "prospeção de novos clientes, aproximação do mercado britânico/Reino Unido, e oportunidade de reencontro com agentes e clientes dos já atuais mercados".
A participação das empresas portuguesas na The London Textile Fair - A Têxtil de Serzedelo; Arco JRMG; Fábrica de Tecidos de Vilarinho; Gierlings Velpor; Gulbena Têxteis; Joaps Malhas; Lemar; Lipaco; Luís Azevedo & Filhos; NGS Malhas; Riopele; Saberes e Fazeres da Vila; Sanmartin; Teviz by Polopique; Tintex; TMG; Troficolor e Vilartex - é uma iniciativa da Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (QREN), no âmbito do projeto From Portugal. Faz parte de um conjunto de mais de 87 ações internacionais que decorrem nos anos 2014 / 2015, "que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes - Europa, Ásia, África e América - num investimento total de cerca de 12 milhões de euros", anuncia a Selectiva Moda.