Moody's ameaça cortar rating da Caixa

A agência de notação financeira colocou rating da Caixa sob revisão para possível downgrade.
Publicado a

A agência de notação financeira anunciou hoje que colocou o rating da Caixa Geral de Depósitos, de 'B1', sob revisão para possível downgrade, o que significa que poderá cortar a notação do banco estatal.

Numa nota emitida hoje, a Moody's explica que a revisão reflete "as incertezas em torno da evolução do perfil de crédito individual da CGD que apresenta riscos substanciais dado a sua fraca capacidade de absorção de riscos e fracos buffers [almofadas] de capital relativamente às exigências prudentes do Banco Central Europeu e do Banco de Portugal".

"No entanto, a revisão também reflete a visão da agência de que o perfil de crédito da Caixa Geral de Depósitos poderá ser reforçado caso receba uma injeção de capital do governo português", explica.

A agência de notação financeira acrescenta que espera concluir "a revisão do rating da CGD assim que tiver uma maior visibilidade sobre a exequibilidade e o tamanho do capital injetado pelo governo e a extensão das medidas de reestruturação aprovadas como parte do capital concedido".

"A agência espera que haja uma clarificação antes do final de 2016", conclui.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt