Morreu ex-secretário geral da ONU Boutros Boutros-Ghali

O Conselho de Segurança das Nações Unidas anunciou hoje a morte do ex-secretário geral da organização, Boutros Boutros-Ghali.
Publicado a

O Conselho de Segurança das Nações Unidas anunciou hoje a morte do ex-secretário geral da organização, Boutros Boutros-Ghali.

Boutros Boutros-Ghali nasceu no Egito em 1926 e foi secretário-geral da ONU de 1992 a 1996.

Primeiro secretário-geral da ONU do continente africano, Boutros-Ghali chamou a si a luta contra a fome na Somália, tendo organizado a primeira operação de ajuda massiva ao Corno de África sob a égide da ONU. O seu mandato à frente da organização não ficou, no entanto, isento de críticas: Boutros-Ghali foi criticado pela inação da ONU durante o genocídio no Ruanda nos anos 90 e por não ter incentivado uma maior intervenção da organização em Angola, para por fim à guerra civil nos anos 90.

Na Etiópia, Boutros-Ghali disse aos senhores da guerra Somali para pararem de acusar as Nações Unidas de colonialismo e que os somalis deveriam era preocupar-se que a sua luta fosse ignorada pelos antigos poderes coloniais.

"A Guerra Fria acabou", disse. "Ninguém está interessado nos países pobres de África ou em qualquer parte do mundo. Podem facilmente esquecer a Somália em 24 horas", disse citado pela Reuters.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt