A Motorpress está em processo de liquidação, após uma deliberação tomada no dia 26 de julho e publicada no Portal da Justiça no passado dia 1 de setembro.
Segundo o acto societário registado no portal, a Motor Press Lisboa, Edição e Distribuição S.A. está "em liquidação" com a nomeação de uma liquidatária: Maria Wandosell Alcina, conselheira-delegada da Motorpress Ibérica.
Na manhã desta quinta-feira, João Ferreira, administrador da Motorpress, afirmou ao Dinheiro Vivo que "não existe neste momento uma situação definida" e que "existem negociações para se encontrarem soluções" para a empresa, não tendo mencionado a existência de uma situação de dissolução da empresa.
O mesmo responsável rejeitou que a empresa tenha anunciado um pedido de insolvência, mas admitiu que "os acionistas continuam à procura de uma solução para dar seguimento com a operação da editora depois dos problemas provocados pela situação de ruptura da distribuidora Urbanos Press / Distrinews II não só em termos logísticos como em termos financeiros".
O Dinheiro Vivo tentou obter mais informação junto de João Ferreira mas até agora não obteve uma resposta.
Esta quarta-feira, a Motorpress anunciou uma mudança na distribuição dos seus títulos, que agora vão passar a chegar às bancas através da VASP - Distribuidora de Publicações SA. Mas a normalização da distribuição pode não ser suficiente para resolver o futuro da da dona de títulos como Pais & Filhos, Auto-hoje ou Superinteressante.
A ruptura da Urbanos Press, que até aqui assegurava a distribuição dos títulos, deixou marcas financeiras na empresa, que não exclui alterações nas publicações nem nas equipas.
A última situação limite vivida no grupo Motorpress aconteceu em 2009 quando a empresa teve de fechar duas revistas - Auto Magazine e Maxi Tunning -, e realizar um despedimento coletivo. Os vencimentos também levaram um corte que rondou os 10%.
O Dinheiro Vivo sabe que a Motorpress não é a única editora a sofrer perdas por causa da ruptura da Urbanos Press. O caso está a merecer a atenção da Associação Portuguesa de Imprensa.