MUB Cargo. “Trivago” do transporte lança serviço expresso

Tecnológica de Braga apostou agora no transporte urgente de carga, a pensar na indústria automóvel.
Publicado a

A MUB Cargo, plataforma digital que conecta empresas e pessoas que necessitam transportar mercadorias com uma rede de parceiros de transporte, decidiu integrar no seu portfólio a solução expresso para Portugal e Europa. A startup de Braga disponibiliza já o serviço de dez transportadoras e o modelo segue os mesmos parâmetros dos tradicionais envios.

O cliente apenas tem de aceder ao portal da empresa, definir qual a carga a transportar e o destino, e verificar no comparador de preços o resultado. Depois é só contratar o serviço. Tudo no mesmo local e em minutos. Não desperdiçar tempo nem recursos foi o objetivo do lançamento deste novo serviço.

A “Trivago” dos transportes lançou esta solução a pensar na indústria automóvel. Como sublinha Mariana Gomes, cofundadora da startup, as empresas do setor têm um nível de exigência nos processos de fabrico que não se adequam com falhas na entrega de materiais, precisam de um transporte “fiável e rápido”. A alemã Kathrein Automotive, com instalações industriais em Vila Real, associou-se desde a primeira hora a este projeto e tem validado os parceiros de transporte no que toca à pontualidade e fiabilidade.

Miguel Pinto, administrador da empresa alemã, frisa que, nesta indústria, “os clientes não podem esperar, uma falha na entrega de mercadoria pode resultar em prejuízos de milhares de euros”. Com este serviço, a Kathrein garante o envio atempado da carga ao melhor preço e elimina os custos decorrentes de negociar diretamente com as transportadoras. Miguel Pinto aponta para uma redução da ordem dos 30% nas despesas em transporte, um valor relevante numa empresa que exporta 99% da produção. Mariana Gomes sublinha que esta é uma solução disruptiva, “não existe nenhum serviço online para o transporte expresso”.

Espanha na mira

A MUB Cargo prepara-se para entrar em Espanha já em setembro. Como adianta Mariana Pinto, “está tudo preparado, desde o início do ano que andamos a negociar parcerias” para transportes dentro de Espanha e do país vizinho para outros mercados da União Europeia (e vice-versa). A startup conta já com oito parceiros de transporte com preços fixos para transporte imediato e cerca de 20 para operarem em leilão, com base no preço e disponibilidade de espaço, “o que é suficiente para arrancar”, diz.

A empresa tecnológica quer fechar uma nova ronda de captação de investimento, sendo que desta vez está a apontar para uma verba da ordem dos dois a três milhões de euros. A última foi de meio milhão e foi subscrita pela business angel Brain Capital e pela capital de risco holandesa Castle Capital. A MUB Cargo prevê faturar, neste ano, 300 mil euros (o primeiro exercício efetivo). Já para 2019 a ambição é chegar ao milhão de euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt