Mudanças no mercado das entregas: Takeaway.com compra Just Eat

A holandesa Takeaway.com, presente no mercado português, gastou 6,9 mil milhões de euros na compra da rival britânica Just Eat.
Publicado a

Está criada uma das maiores empresas do mundo de entrega de comida: a holandesa Takeaway.com comprou a rival britânica Just Eat por 5,9 mil milhões de libras (6,9 mil milhões de euros). A transação, feita apenas com ações, foi aprovada esta sexta-feira pelos acionistas da Just Eat em assembleia-geral, concluindo um processo iniciado em meados de 2019.

"É um negócio de sonho e estou muito ansioso por liderar a companhia nos próximos anos", destacou Jitse Groen, o ainda líder da Takeaway e que será o presidente executivo da nova empresa. Juntos, holandeses e britânicos têm encomendas no valor de 7,3 mil milhões de euros e processam 360 milhões de encomendas por ano, assinala a edição online da BBC.

O processo de compra da Just Eat foi iniciado em agosto, com a primeira oferta por parte da plataforma de entrega da comida holandesa. Em outubro, acabaria por surgir um adversário holandês, a Prosus, a divisão de ativos de internet do grupo Naspers. Estes holandeses argumentaram que a Takeaway estava a subvalorizar o investimento para que os britânicos pudessem competir com a Uber Eats.

Na nova empresa, a Takeaway vai ficar com uma posição minoritária, de 48%; os restantes 52% ficarão na posse dos acionistas da Just Eat. A plataforma terá sede em Amesterdão, na Holanda, e será cotada na bolsa de Londres.

Juntas, as duas empresas terão um total de 23 empresas subsidiárias, concentradas sobretudo na Europa mas também presentes no Canadá, Austrália e América Latina. Esta operação também afeta o mercado português: a Takeaway está presente no mercado português desde 2019.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt