Não gosta de perder no Monopólio? Então, vai gostar desta versão

A nova edição dá pelo nome de "Monopoly Cheaters Edition" e terá 15 cartas que 'encorajam' a batotice. O jogo chega no outono.
Publicado a

O Monopólio é o jogo de tabuleiro preferido de muitos milhões de pessoas, mas nem todas gostam de cumprir as regras e muitas não se importariam de fazer batota se isso lhes garantisse a vitória, no final. Foi precisamente a pensar nestes jogadores que a Hasbro (o fabricante do Monopólio) decidiu lançar uma nova edição em que vai ser permitido (e encorajado) fazer batota.

O lançamento desta nova edição (apropriadamente batizada de Monopoly cheaters edition) está previsto para o próximo outono. O jogo terá, como qualquer outro, as cartas habituais, mas trará também 15 cartas que permitem jogadas de sabotagem. E se ninguém notar, quem as fizer é recompensado com dinheiro ou propriedades gratuitas. Mas se não tiver sucesso será obrigado a devolver dinheiro e ou a ficar algemado - e a expressão é literal porque haverá umas algemas para o prender ao tabuleiro do jogo.

Nas 15 cartas de batotice, os jogadores podem assaltar o banco, saltar casas ou ficar com o imóvel de outro jogador. Outra das novidades é que o primeiro jogador a chegar à Pensilvania Avenue pode ficar com ela sem ter de gastar qualquer dinheiro e a Atlantic Avenue pode ser arrebatada por metade do preço.

E se chegou a este ponto a pensar como é que se ultrapassa o controlo que é exercido pelo banqueiro, esta nova edição também resolve esta questão. É que, pela primeira vez o Monopólio não terá uma pessoa para assumir esta função, já que a ideia é que cada jogador apenas seja o banqueiro durante a sua jogada, passando a tarefa para o jogador seguinte.

Citado pela Bloomberg, Jonathan Berkowitz, vice-presidente da Hasbro, considera que esta versão melhora a original, ao proporcionar uma segunda 'camada' de usabilidade do jogo. Mas foi feita tendo em conta os níveis de usabilidade aceitáveis. Ou seja, a nova edição nivela o campo de jogo para que todos joguem com as mesmas regras, sem qualquer vantagem especial para os batoteiros".

A ideia de lançar esta edição surgiu depois de um estudo que inclui 2 mil pessoas ter revelado que metade tentavam enganar os outros jogadores durante o jogo

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt