É uma loja online mas não só. "É uma.plataforma para a Sumol + Compal criar uma relação direta com os.consumidores", explica João Castro, diretor de inovação disruptiva, ao.Dinheiro Vivo..O Mercado do Bairro é também um bom focus.group para empresa testar novas receitas ou edições limitadas de produto junto.a uma base mais alargada de consumidores, antes de decidir se entra ou não no.portefólio permanente de oferta da companhia. Algo já feito com regularidade.pela Sumol+Compal. O ano passado, por ocasião do 60º aniversário, foram.lançados três edições limitadas de néctares produzidos com frutos nacionais: a.ameixa Rainha Clara, Banana da Madeira e Laranja do Algarve. Esta última teve.tanta receptividade que vai continuar na oferta da Compal, adianta João Castro. .Saiba mais sobre o projeto aqui.No arranque do Mercado do Bairro a empresa.colocou à venda outra edição limitada, nectar de framboesa e morangos de.Almeirim. "Tinhamos 200 garrafas, esgotaram numa semana", conta João.Castro. A ideia é "pelo menos uma vez por mês" lançar uma nova edição.limitada. A próxima (com apenas 150 garrafas) já está definida: Nectar de.Maracujá de Odemira. Os clientes também pode aceder a produto antes de chegar aos.supermercados ou cafés. Foi o caso dos novos sabores da B!Monada. .No Mercado do Bairro além dos produtos da.Sumol+Compal, ou distribuídos pela empresa como a Pepsi ou a Estrela Damm, os.utilizadores podem ainda adquirir produtos da Gallo e Lipton. "Foi uma.questão oportunística. Fazemos a distribuição da Gallo (250 ml e 3 L) e da.Lipton no canal Horeca", explica João Castro. Parcerias com outras marcas.estão a ser estudadas, mas só entra no Mercado do Bairro quem tiver a mesma.visão desta plataforma como um canal de contacto e de inovação e não como um.mero canal alternativo ao da grande distribuição ou do HORECA. .O projeto deu os primeiros passos na direção.de inovação da empresa em final de 2012, em maio do ano passado começou a ser.testado internamente com os colaboradores a realizarem as primeiras encomendas..Depois abriu em outubro de 2013 forma feitos convites externos. Numa fase.inicial são cerca de mil convites emitidos e utilizadores registados. A ideia é.crescer de forma controlada, garantindo que os produtos chegam no próprio dia.em que são encomendados à casa do cliente, explica João Castro, por isso, a.entrada neste mercado é só mesmo por convite. Para receber um tem de se.registar. .As entregas são asseguradas pela própria.Sumol+Compal a partir do centro operacional de Carnaxide e decorrem entre as.18h e as 23h, podendo o cliente definir slots de duas horas para uma entrega a.uma hora mais conveniente. O pagamento é feito por Multibanco no ato da.entrega. Não há custos, mas o cliente tem de fazer um pedido com um custo.mínimo de 15 euros. É que mesmo sendo uma "plataforma de relação com o.consumidor", o Mercado do Bairro "tem obrigação de não apresentar.resultados negativos". Ou seja, tem de ser sustentável..Nesta fase só assegura entregas numa."Grande Lisboa generosa", diz João Castro, que vai da Ericeira a.Setúbal, especifica. Mais tarde há planos para expandir a outras zonas, como."Grande Porto e Leiria onde já nos têm chegado pedidos", revela o.diretor de inovação, sem adiantar datas. .A Fullsix criou o design e a Jump assegurou a implementação tecnológica da plataforma.