Nestlé investiu 12 milhões de euros nos últimos 4 anos na fábrica de cafés torrados do Porto

A Nestlé investiu 12 milhões de euros nos últimos quatro anos na fábrica de cafés torrados do Porto, cuja produção aumentou 20% nesse período e que atualmente exporta 58% do que produz para mais de 60 países.
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Segundo dados divulgados hoje pela empresa no âmbito de uma visita do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, o café é hoje a mais importante categoria no negócio da Nestlé em Portugal, com um peso de mais de 50% nas vendas totais em valor, resultando metade desse peso das marcas locais de café desenvolvidas pela Nestlé nesta fábrica.

Atualmente, a fábrica da Nestlé no Porto assegura a produção de quatro marcas nacionais -- Buondi, Sical, Tofa e Christina -- e de duas marcas internacionais -- Nescafé e Starbucks -- exportando 58% do que fabrica para mais de 60 países.

A fábrica da Nestlé no Porto está integrada no grupo Nestlé em Portugal desde 1987, ano em que foi adquirida a marca de cafés Sical.

"Desde essa data, a história desta fábrica funde-se com a evolução do negócio de café da Nestlé no país", refere a Nestlé em comunicado.

Entre meados dos anos 80 e o início dos anos 90, juntaram-se à Sical outras três marcas portuguesas - Tofa, Christina e Buondi - sendo que esta última viria, ainda, a tornar-se marca internacional de cafés do Grupo Nestlé.

"O reconhecimento, pelo grupo, da excelência da fábrica da Nestlé do Porto na produção de cafés torrados colocou, em 2018, esta fábrica como a mais indicada para ser a primeira dar início ao fabrico de uma novidade mundial na categoria dos cafés Nestlé, a produção de café torrado sob a marca Nescafé, que até essa altura era utilizada exclusivamente para café solúvel", lembra a empresa.

Um ano mais tarde, e na sequência de uma parceria celebrada entre a Nestlé e a Starbucks, a fábrica do Porto voltou a ser a escolhida para produzir os cafés torrados destinados ao canal de retalho sob aquela marca internacional.

De acordo com a Nestlé, a fábrica do Porto tem como única matéria-prima o café verde 100% de origem responsável e produz atualmente 13.500 toneladas de café torrado, distribuídas por seis marcas e 152 referências de produtos dirigidos aos canais retalho e horeca (hotelaria, restauração e cafetaria).

A visita de hoje do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, à fábrica de cafés torrados da Nestlé insere-se nas celebrações dos 100 anos de presença da Nestlé em Portugal e em antecipação ao Dia Internacional do Café, que se assinala no domingo.

A Nestlé reclama a liderança no setor do café em Portugal, salientando a sua "forte presença em todos os canais (retalho, fora do lar e 'direct-to-consumer') e em todos os segmentos (café torrado, em grão e moído, cápsulas e solúveis)".

"A Nestlé tem sido parte integrante da vida dos portugueses ao longo dos últimos 100 anos, com o desenvolvimento de um portefólio adaptado aos gostos e necessidades nutricionais locais", afirma a presidente executiva (CEO) da Nestlé Portugal, citada num comunicado.

Segundo Anna Lenz, "sendo o café um dos produtos mais apreciados pelos consumidores portugueses, o desenvolvimento desta categoria no país tem sido uma aposta chave da Nestlé desde a década de 80 e esse contributo está patente não só no investimento contínuo na fábrica de cafés torrados do Porto, mas também na inovação constante em todos os segmentos de consumo de café, contribuindo assim para elevar a fasquia de qualidade reconhecida do café português".

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