Luís Filipe Menezes, antigo líder do PSD, apresentou esta semana os seus cartazes de campanha para as autárquicas. . Nos outdoors do candidato à Câmara Municipal do Porto uma ausência: o símbolo do PSD e qualquer referência ao partido pelo qual Menezes se candidata à segunda maior autarquia do País. . O distanciamento ao PSD é claro. A começar pelas cores dos posters. "A escolha do azul, cor que não é associada ao laranja do PSD , mas sim à calma. É uma cor que transmite confiança às pessoas", analisa Tânia Mealha, psicóloga com uma pós-graduação em Psicologia Política na Universidade de Standford, nos EUA. . Sem fazer referência à afiliação partidária, em termos de comunicação a campanha opta por "pistas não textuais", diz Tânia Mealha.Ou seja, pistas como a cor dos cartazes (o azul) e os rostos sorridentes. . Ver os cartazes aqui . "Mesmo as frases [dos cartazes] vão ao encontro do que acham que são as preocupações das pessoas que vivem no Porto", continua Tânia Mealha. Ou seja, "cria uma envolvência com o eleitorado que não passa por uma filiação partidária", sintetiza. . Rodrigo Saraiva - diretor geral da consultora Parceiros de Comunicação e um dos promotores do blogue Imagens de Campanha - desvaloriza a retirada do símbolo do PSD dos cartazes de Luís Filipe Menezes. . A invisibilidade do partido na comunicação autárquica, numa tentativa de "fugir ao voto de protesto", é "muito mais relevante com candidatos com uma menor notoriedade, do que no caso de Menezes", argumenta Rodrigo Saraiva. Pela sua elevada notoriedade, o candidato à Câmara Municipal do Porto "não tem como fugir ao relacionamento com o PSD". Pelo contrário, o seu reconhecimento público permite-lhe avançar com uma campanha sem estar "encavalitado no partido". . O consultor, que desde 2009 analisa a comunicação eleitoral no blogue Imagens de Campanha, recorda ainda que não é incomum figuras com forte notoriedade focarem as campanhas na personalidade e não no partido. "O Moita Flores tem uma notoriedade tal que, numa primeira fase, sequer aparecia nos cartazes", da candidatura à Câmara de Oeiras, exemplifica. E já em 2009, na campanha de candidatura a Gaia (em coligação PSD/CDS), Menezes apostava numa comunicação apartidária. Melhor com com um: a cidade de Gaia. . E, com ou sem logótipo de partido nos cartazes, quando chega ao dia de votar "no boletim não vão votar no Luís Filipe Menezes vão votar no PSD"