NOS e chinesa Huawei fecham "parceria estratégica"

Companhias têm trabalhado em projetos conjuntos há mais de dez anos. Vão realizar projetos na área de infraestruturas, data-centres, entre ourtras.
Publicado a

A NOS e a chinesa Huawei acabam de fechar uma parceria estratégica para o desenvolvimento de projetos conjuntos no desenvolvimento de infraestruturas de comunicações, data-centres, vídeo e soluções empresariais.

O memorando de entendimento entre as duas empresas foi assinado entre Miguel Almeida, CEO da NO, e Chris Lu, Country Director, Huawei Portugal, na sede da Huawei em Shenzen, China, no âmbito da CEO Summit.

O investimento que vai ser aplicado no âmbito desta parceria não foi revelado.

Uma parceria entre as duas companhias que não é de agora. A entrada do gigante chinês no mercado nacional ocorreu em 2005, no âmbito de uma parceria com a NOS (na época apenas Optimus), em que a Huawei foi o parceiro escolhido para o primeiro projeto 3G em Portugal, na Madeira. Este foi também o segundo projeto em que a Huawei esteve envolvida na Europa.

"Esta histórica relação entre as duas empresas é agora reforçada com a intenção de criar uma parceria estratégica continuada para o desenvolvimento conjunto de soluções de comunicações que permitam o reforço contínuo da capacidade de serviço e desempenho das redes de nova geração em Portugal", reforça a NOS em comunicado.

Entre as áreas visadas pela parceria estratégica encontram-se a IoT de banda estreita, redes de banda larga da próxima geração, vídeo, redes definidas por software (SDN), virtualização das funções de rede (NFV), data-centres e soluções empresariais integradas, informa a NOS.

Com 16 centros I&D em países como a Alemanha, Suécia, EUA, França, Itália, Rússia, Índia e China, os produtos e serviços da Huawei estão implementados em mais de 170 países, servindo um terço da população mundial. Em 2014 a Huawei atingiu o terceiro lugar no volume de unidades expedidas a nível mundial, segundo a IDC.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt