Novas notas de euro com rios, pássaros ou mãos? Agora, escolha o tema de que mais gosta

BCE. "Todos os bancos centrais produzem notas novas para dissuadir falsificadores", diz Frankfurt. Sete temas vão agora a votos até 31 de agosto. Motivo vencedor surgirá nas novas notas a produzir em 2026.
Publicado a

As novas notas de euro a emitir pelo Banco Central Europeu (BCE) vão ter na sua frente e verso motivos alusivos a um de sete temas, agora submetidos a concurso, a votação. Os temas pré-selecionados, ontem revelados, são: "aves", "cultura europeia", "mãos", "futuro da Europa", "rios", "valores europeus" amigos do ambiente e "Europa, nós próprios".

Portanto, três opções relativamente concretas (aves, rios e mãos), quatro mais intangíveis e mais ligadas ao ideário europeu.

Ontem, o BCE revelou esse naipe das opções temáticas gráficas (de novo desenho) para as futuras notas e convidou os europeus a participar num inquérito através do qual podem escolher o tema que preferem. Estas notas devem entrar em circulação só daqui a três anos. O BCE diz que prevê decidir sobre o início da produção da notas em 2026.

Para já, a autoridade presidida por Christine Lagarde convida os cidadãos "a expressar as suas preferências relativamente aos temas pré‑selecionados, num inquérito público aberto até 31 de agosto de 2023".

O BCE refere que "utilizará os resultados dos inquéritos para selecionar, até 2024, o tema para a próxima geração de notas de euro e que depois disso, "realizará um concurso para o desenho das novas notas".

Nessa altura, "os cidadãos europeus terão, mais uma vez, a oportunidade de expressar as suas preferências quanto às opções de desenho resultantes desse concurso".

"Está previsto que o BCE decida em 2026 sobre o futuro desenho e o início da produção e emissão das novas notas", confirma fonte oficial. Serão produzidas novas notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200 euros.

"Em maio de 2016, o conselho do BCE decidiu cessar a produção de notas de 500 euros, atendendo aos receios de que estas notas possam ser utilizadas em atividades ilícitas". No entanto, as que existem "continuarão em circulação e podem ser utilizadas sem restrições, incluindo pagamentos".

E porque são necessárias novas notas? Segundo o BCE, "todos os bancos centrais atualizam regularmente as suas notas ou desenvolvem novas para dissuadir os falsificadores".

"A primeira série de notas de euro foi introduzida há mais de 20 anos [o euro em notas e moedas começou a circular a 1 de janeiro de 2002] e a segunda série entrou em circulação em 2013".

Produzir novas notas "é também uma oportunidade para as tornar mais atrativas, mais significativas e mais inclusivas".

E porquê um novo desenho para as notas? "As notas são um símbolo tangível e visível da unidade europeia e temos a responsabilidade de as manter atualizadas", que estas sejam "atrativas" e que "os cidadãos europeus possam identificar‑se com elas".

Sete temas gráficos, um deles nascerá nas notas em 2026

Quanto ao concurso para escolher o motivo das futuras novas notas de euro, que está a decorrer desde ontem e até 31 de agosto, ele põe à consideração da população europeia sete temas, como referido. Pode responder ao inquérito e dar a sua opinião aqui, neste link: https://epsilon.escb.eu/limesurvey3/486783?lang=pt.

1. Com o tema "A nossa Europa, nós próprios" pretende-se, caso seja este o escolhido, chegar a proposta gráfica que reflita a forma como "crescemos como indivíduos, mas também como parte de uma comunidade, através da nossa relação uns com os outros. Temos as nossas próprias histórias e identidades, mas também partilhamos uma identidade comum enquanto europeus. Este tema evoca a liberdade, os valores e a abertura das pessoas na Europa", diz o BCE.

2. O tema "aves: livres, resilientes e inspiradoras" surge porque "os pássaros não reconhecem fronteiras nacionais e simbolizam a liberdade de movimento. Os seus ninhos recordam‑nos o nosso desejo de construir lugares e sociedades que nutrem e protegem o futuro".

3. O motivo da "cultura europeia" vai no sentido de evocar "a riqueza do património cultural europeu e a dinâmica dos setores culturais e criativos reforçam a identidade europeia". Além disso, a cultura também "une as pessoas", afirma o BCE.

4. O tema "Mãos: juntos construímos a Europa" surge porque "as mãos construíram a Europa, a sua infraestrutura física, o seu património artístico e realizações".

5. Há ainda o tema "o futuro pertence-lhe". Com este o BCE pretende um grafismo que verse sobre "as ideias e inovações que moldam o futuro da Europa" e que se "encontram fundamentalmente enraizadas em cada cidadão europeu". "As imagens para este tema representam os agentes da imaginação coletiva" e representam "o potencial inesgotável dos europeus".

6. O motivo fluvial "Rios: águas da vida na Europa" foi pré-selecionado pelo BCE porque, diz a entidade sediada em Frankfurt, "os rios europeus cruzam fronteiras", "ligam‑nos uns aos outros e à natureza" e "representam o fluxo de um continente dinâmico, em constante mutação".

7. Finalmente, o tema "valores europeus refletidos na natureza". Com este o BCE quer refletir nas futuras notas (se este motivo for o vencedor do inquérito" a ideia de que "a União Europeia é uma organização, mas também um conjunto de valores". "Dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de direito e direitos humanos são elementos constitutivos da Europa", sendo que o tema gráfico que daqui nascer deve "associar esses valores ao respeito pela natureza e à preservação do ambiente".

Diz o banco central que "entre dezembro de 2021 e março de 2022, pedimos a pessoas de todos os países da área do euro que dessem a sua opinião sobre possíveis temas para as futuras notas".

Depois disso apurou-se a referida lista de sete temas pré‑selecionados "que tem em conta as sugestões de um grupo consultivo, composto por membros de todos os países da zona euro", explica o BCE.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt