Novas paragens da Linha de Leixões prontas até dezembro

IP já contratou a construção dos novos apeadeiros do Hospital de São João e de Arroteia, com prazo de execução de quatro meses.
Novas paragens da Linha de Leixões prontas até dezembro
Publicado a

Desde 1 de agosto que está atribuída a construção dos dois novos apeadeiros da Linha de Leixões. A Infraestruturas de Portugal (IP) contratou as obras de construção das novas plataformas para passageiros no Hospital de São João e na Arroteia por 346,6 mil euros. O prazo de execução é de 120 dias, ou seja, a empreitada tem de ficar pronta no início de dezembro, segundo informação publicada no portal dos contratos públicos (Base) na passada quarta-feira.

As novas plataformas vão ter placas de orientação, abrigos para passageiros, caixotes do lixo, bancos, espaços para exibição de informação ao público (horários e avisos) e ainda locais para instalação de máquinas de venda de bilhetes e de validadores. Estes são os equipamentos mínimos necessários para que a partir de dezembro os passageiros voltem à Linha de Leixões. O retorno dos utentes também implica trabalhos nas estações de São Gemil e de Contumil.

Hospital de São João (quilómetro 8,55) e Arroteia (km 11,6) serão as duas novas paragens da Linha de Leixões, que tem o regresso do serviço de passageiros marcado para dezembro. A Câmara de Matosinhos está a tratar dos acessos às novas e atuais estações ferroviárias. Espera-se que os trabalhos fiquem prontos para, a partir de dezembro, a CP pôr em marcha, pelo menos, um comboio suburbano por hora e por sentido entre Porto-Campanhã e Leça do Balio.

Com 34 ligações por dia de 20 minutos cada, estima-se que seja possível servir 1,6 milhões de passageiros por ano: um terço da procura vindo de Campanhã (502 mil utentes); outro terço do Hospital de São João (444 mil); os restantes de São Mamede de Infesta (132 mil), Arroteia, junto à Efacec (115 mil), polo empresarial de Leça do Balio (49,5 mil) e Contumil, segundo contas da CP apresentadas em agosto do ano passado. Para contabilizar os passageiros, será necessário instalar 10 validadores.

A proposta da CP pretende começar a atrair procura e aproveitar ao máximo a via única da Linha de Leixões - que atualmente serve comboios de mercadorias de e para o porto local e o comboio operário até Guifões. Na segunda fase, seria necessário apostar nos apeadeiros de Guifões e de Araújo, além de construir uma estação em Leixões mais próxima da estação do Metro do Porto do Senhor de Matosinhos.

A partir do 3.º trimestre de próximo ano, a Linha de Leixões vai ser alvo de obras de modernização para acomodar mais comboios de passageiros. Em alguns fins de semana, “haverá a necessidade de suspender a circulação de comboios”, adiantou no mês passado ao Dinheiro Vivo fonte oficial da IP.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt