Novidades do Facebook: câmara 360 que parece um ovni e vídeos ao vivo

O vídeo está por todo o lado no evento anual de programadores F8, que decorre esta terça e quarta-feira no Fort Mason Center.
Publicado a

O Facebook acaba de mostrar a sua primeira câmara de realidade virtual na conferência F8, em São Francisco. Chama-se Surround 360 e foi construída de raiz pelos engenheiros da rede social, que tem no vídeo a sua aposta mais forte do momento.

Esta câmara tem 17 lentes 3D e parece uma nave espacial montada num pé de metal, com uma operação muito mais fácil que a maioria das outras opções que existem por aí.

Mas o Facebook não pretende entrar em competição com as marcas de câmaras, disse o diretor de produtos da empresa Chris Cox. “Não queremos ser uma fabricante de câmaras. A motivação por detrás é ter estas experiências incríveis 3D em realidade virtual ou no smartphone.”

Em vez de vender a Surround 360, o Facebook vai colocar todos os desenhos de hardware e algoritmos de construção de vídeo no Github, para que quem quiser possa montar a sua. “Queríamos ajudar a empurrar a indústria para a frente”, explicou Cox. A câmara, que pode trabalhar horas sem sobreaquecer, tem um chassis de alumínio que estabiliza a imagem. Além de 14 câmaras grande angular, tem ainda uma lente olho de peixe no topo e duas na parte inferior.

O que este lançamento mostra é a vontade do Facebook de aumentar os conteúdos 360 no Feed de Notícias, além da aposta óbvia na realidade virtual/realidade aumentada. “Estamos a construir tecnologias que vão mudar a forma como as pessoas experimentam o mundo”, disse o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, na apresentação de arranque da conferência.

Leia tudo sobre o F8 aqui.

O executivo sublinhou que há já “centenas de aplicações desenhadas especificamente para o Gear VR”, óculos de realidade virtual construídos em parceria pela Oculus e Samsung, e que os utilizadores ultrapassaram dois milhões de horas de vídeo no dispositivo. Em março, a subsidiária do Facebook pôs no mercado os Oculus Rift, que já têm 50 jogos na plataforma. “Pela primeira vez, as pessoas poderão ter uma experiência premium de realidade virtual na sua sala de estar.”

Na sua intervenção, Mark Zuckerberg explicou os seus planos para os próximos dez anos no Facebook – e uma das áreas em destaque foi a realidade virtual. “O formato dos óculos será cada vez mais e mais pequeno, até se assemelharem a óculos normais de ver”, disse, “que não só mostrarão realidade virtual mas também realidade aumentada.”

Zuckerberg reconheceu que “vai demorar algum tempo” até se chegar lá, mas afirmou a sua confiança no potencial destas tecnologias. E terminou a sua apresentação anunciando que os vários milhares de programadores presentes em São Francisco vão levar para casa um exemplar de Gear VR e um smartphone Samsung.

Vídeos ao vivo

Estamos a iniciar aquilo que Zuckerberg chamou de “era dourada” do vídeo online. O Facebook abriu este mês os vídeos ao vivo a todos os utilizadores e o CEO adiantou que as pessoas assistem aos mesmos durante mais tempo e comentam dez vezes mais. “Retira a pressão para a imagem perfeita porque as pessoas sabem que isto não é editado.”

O anúncio do dia neste campo foi a abertura de uma API para os vídeos ao vivo, que permitirá aos programadores usarem a funcionalidade nos seus produtos. A marca de drones DJI é uma das primeiras parceiras do Facebook a usar a funcionalidade.

“Há poucos dias, uma mulher escreveu um comentário numa das minhas publicações”, contou Zuckerberg. “Enquanto a mãe estava doente no hospital, ela usou os vídeos ao vivo para transmitir o seu casamento no Facebook.”

Ana Rita Guerra está em São Francisco a fazer a cobertura do evento.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt