A partir de 2026, os utentes do serviço regional da CP vão poder utilizar os 22 novos comboios encomendados em 2021 à Stadler. A fabricante suíça anunciou ontem, no Entroncamento, que o novo material circulante vai receber passageiros dentro de dois anos, depois de passarem pelo processo de testes e de homologação em território nacional ao longo de 2025..Os novos comboios poderão ter três ou quatro carruagens, conforme a configuração, podendo acolher um total de 450 passageiros. A velocidade máxima deste material será de 160 km/h (em modo elétrico), detalhou a fabricante suíça durante uma apresentação na cimeira ferroviária nacional. Dos 22 novos comboios, 12 serão híbridos, podendo circular em modo elétrico diesel ou elétrico conforme a existência ou não de catenária na linha..Por exemplo, na Linha do Douro, as novas unidades, com o número de série 2700, poderão circular em modo elétrico entre o Porto e Marco de Canaveses; daí até à Régua ou ao Pocinho será necessário ligar o motor a gasóleo. O mesmo acontecerá na Linha do Oeste: movido a eletricidade entre Mira Sintra-Meleças e Caldas da Rainha (assim haja catenária em 2026); da cidade caldense até Louriçal em modo diesel. Nestas linhas, o novo material circulante irá substituir as automotoras diesel que a CP aluga à Renfe desde 2011 e que já têm mais de 40 anos de uso. Os novos comboios poderão ainda circular a gasóleo entre Casa Branca e Beja (Linha do Alentejo) e entre Abrantes e Elvas (Linha do Leste)..A entrada em circulação destes comboios também depende da instalação de um “tradutor”, designado de STM Convel: só assim as automotoras, equipadas com o sistema europeu de segurança ETCS, poderão ler as balizas do sistema nacional Convel, atualmente colocadas em mais de 1500 dos 2562 quilómetros da rede ferroviária portuguesa. Em Portugal, além das linhas convencionais, o STM Convel terá de ser testado, no próximo ano, no novo troço Évora-Elvas e na Beira Alta, entre Pampilhosa e Vilar Formoso, que já terão as balizas ETCS..A entrada em circulação dos novos comboios irá ocorrer mais de sete anos depois da autorização do Conselho de Ministros, de setembro de 2018. O pacote de novos comboios para a CP não ficará por aqui: aguarda-se o levantamento da impugnação judicial para que a transportadora possa comprar, aos franceses da Alstom, 117 novos comboios elétricos para os serviços suburbano (62 unidades) e regional (55 unidades); e ainda o lançamento do concurso para a aquisição de 16 comboios de alta velocidade.