O anúncio mais popular em Portugal o ano passado em Portugal e na Europa tem algo em comum: Ronaldo. O jogador surge no topo dos anúncios mais populares em Portugal com o Só Meo em Casa e como Nike, The Switch, o mais popular na Europa, diz o YouTube. Dos mais populares em Portugal, destaque para o anúncio criado pela AKQA de São Paulo do português Hugo Veiga, para a portuguesa Farfecht..Só Meo em Casa, anúncio que reúne pela primeira vez Ronaldo e a sua mãe Dolores, obteve mais de 890 mil visualizações, 2610 partilhadas, mais de 3300 likes e 270 deslikes. As estatísticas são do YouTube, plataforma de vídeo do Google, que acaba de revelar quais os vídeos mais populares do ano passado. E popular aqui não quer dizer o mais visto. O ranking do Ads Leader Board resulta "da publicidade mais vista, mas também aquele que mais cresceu de forma orgânica: quais os mais partilhados, que tiveram mais likes, deslikes...", explica Frederico Costa, Head of Agencies, da Google Portugal, ao Dinheiro Vivo..https://www.youtube.com/watch?v=GhtohKXReP4.Pela viralidade e interação que estabelecem com o público saltam do patamar de anúncio. "São um pedaço de conteúdo, mais do que um anúncio", diz..O anúncio de Ronaldo com a mãe Dolores no Natal é disso exemplo. Desde meados de novembro, altura em que foi para o YouTube, foi visto 537 dias. Número que resulta da contabilização de todos os segundos em que o vídeo (que tem a duração de um minuto) foi visto nas mais de 890 mil visualizações geradas pelos consumidores. No YouTube o Meo conseguiu ter um tempo de visualização desta campanha criada pela Partners de mais de 500 dias..Ronaldo foi também a estrela no vídeo mais popular na Europa, com o spot The Switch, para a Nike. Com criatividade da Wieden + Kennedy o anúncio de cerca de 3 minutos é quase uma pequena curta-metragem contando a história que muitos fãs de CR7 sonham: e se um dia pudessem ser Ronaldo? The Switch, que apresenta ainda algumas celebridades como Harry Kane (jogador do Tottenham Hotspur) e Anthony Martial (do Manchester United) é a concretização desse sonho. E no YouTube a Nike colheu os resultados: desde junho o anúncio acumula 59,9 milhões de visualizações, foi visto 390 anos, gerou mais de 178,8 mil partilhas, mais de 309 mil likes e 5700 deslikes. Gerou envolvimento. Foi também o segundo anúncio mais popular em Portugal..https://www.youtube.com/watch?v=scWpXEYZEGk.Destes anúncios Frederico Costa retira um ensinamento. "Claramente as marcas têm de apostar em contar histórias", diz o head of agencies no Google Portugal. Histórias que passem os valores da marca, positivas e emocionais. Mas também com autenticidade..A Momondo, site de viagens, conquistou o terceiro lugar entre os mais populares em Portugal com essa estratégia. The DNA Journey conta a história de 67 pessoas a quem foi pedido que fizessem um teste de ADN. E os resultados surpreenderam-nos. E conquistou milhares de cibernautas. A campanha criada pela & Company, da Dinamarca, gerou mais de 15,7 milhões de visualizações, 110 anos de visualização, mais de 165 mil partilhas, 46,6 mil likes, mais de 3400 deslikes..https://www.youtube.com/watch?v=tyaEQEmt5ls.Tal como o anúncio da Nike, apesar de ser em inglês, não foi isso que afastou os cibernautas portugueses tornando-o popular em Portugal. São cerca de seis minutos que agarram..Todos os 10 anúncios mais populares em Portugal e na Europa têm mais de 30 segundos, a 'medida standard' dos anúncios de televisão. "Não basta colocar o anúncio de TV, é preferível colocar uma versão mais longa ou contar uma história maior. No YouTube um anúncio pode ter dois minutos, não há as limitações de tempo da TV", refere Frederico Costa. Nem custa mais por isso. Em vídeos longos, as marcas só pagam pela visualização a partir dos 30 segundos; se tiver 20 segundos, apenas se haver uma visualização completa do vídeo (a chamada True View) Ou seja, se o consumidor ultrapassar a barreira dos 30 segundos sem fazer skip é sempre a ganhar para a marca, diz Frederico Costa.."Se um vídeo tem 20 ou 50 segundos se o consumidor tem a opção de fazer skip e não o faz essa é a verdadeira métrica de que o conteúdo é cativante", reforça o head of agencies da Google Portugal. Por isso, as marcas estão a experimentar o digital de uma outra forma, criando webepisódios, por exemplo, como foi o caso da Sagres Radler ou do detergente Surf. Esta última campanha gerou tanto sucesso que depois saltou para a campanha de TV, conta Frederico Costa. "As marcas estão a transformar-se em produtores de conteúdo", reforça..As estatísticas dos mais populares também revela outra tendência: mesmo a visualização de anúncios é cada vez mais feita nos terminais móveis: "Do tempo de visualização dedicado a estes anúncios mais populares, 60% foi feita em mobile", diz..Ranking dos mais populares em Portugal.2. Campanha: The Switch.Anunciante: Nike.3. Campanha: The DNA Journey.Anunciante: Momondo.4. Campanha: #Doonies2.Anunciante: Monster Energy.https://www.youtube.com/watch?v=2J8dtE9mlBg.5. Campanha: The Unexpected John Cena Prank.Anunciante: Cricket Wireless.https://www.youtube.com/watch?v=t6m6g5y1bQs.6. Campanha: Touch the Impossible.Anunciante: Farfecht.https://www.youtube.com/watch?v=79scp-8_qAk.7. Campanha: Phone 7 Trailer 2016.Anunciante: Apple.https://www.youtube.com/watch?v=ZdJ7zga2yGg.8. Campanha: Unique but united.Anunciante: DU Group.https://www.youtube.com/watch?v=M_Rky7-KC9Y.9. Campanha: Introducing iPhone 7.Anunciante: Apple.https://www.youtube.com/watch?v=Q6dsRpVyyWs.10. Campanha: Introducing Microsoft Surface Studio.Anunciante: Microsoft.https://www.youtube.com/watch?v=BzMLA8YIgG0