O presidente da junta... no Meo Kanal

Publicado a

Colar cartazes, beijar velhinhas de feira em feira ou gritar palavras de ordem em cima de camionetas de caixa aberta já não chega.

As novas tecnologias são fundamentais para comunicar. E como a televisão não é para todos, cada vez mais candidatos a presidentes de junta ou de câmara estão a lançar o seu próprio canal de TV por cabo.

De Mondim de Basto a Elvas, passando pelo Funchal, Alfândega da Fé, Entroncamento, Cartaxo, Anadia mas também por Lisboa, Cascais ou Oeiras, os candidatos às autárquicas que aderiram ao Meo Kanal já são meia centena.

"Como não nos é dado espaço na comunicação social tradicional optámos por tê-lo nesta plataforma, conjugada com outros meios, como o Facebook ou a internet, para dar a conhecer as nossas propostas", explica Isabel Magalhães, candidata independente a Cascais.

Também João Pina, diretor de campanha de Pinto Leite (candidato à Câmara de Portalegre), destaca a complementaridade do canal com as redes sociais. Com outra vantagem: "O eleitorado pode ver as nossas propostas e o que andamos a fazer não apenas no ecrã do computador mas também no da televisão com outra comodidade."

A máquina eleitoral do PS - que parece sintonizada na máxima "por um voto se ganha, por um voto se perde" - é das mais ativas em relação a este serviço. A candidata à Junta de Freguesia dos Olivais Rute Lima explica a opção: "Pareceu-nos uma boa ferramenta para garantir que a nossa mensagem chega a um número ainda maior de olivalenses." Uma mensagem no canal 855082, em forma de fotos da freguesia, suas e da equipa, e vídeos com mensagens específicas, tanto da candidata como de apoiantes.

PS, PSD e CDS-PP foram dos primeiros a criar canais na plataforma, onde fazem campanha eleitoral dos seus candidatos autárquicos. A última a aderir foi a CDU (140621), através do candidato a Lisboa João Ferreira.

As pessoas na faixa etária acima dos 65, que por norma veem mais televisão e por motivos variados saem menos de casa, mas também as que têm uma vida agitada e preferem escolher o seu horário para ver TV, as casas comerciais, os clubes e as associações com televisão constituem "um vasto universo de potenciais espectadores", identifica Rute Lima. A candidata tem três pessoas a dirigir o seu Kanal.

O serviço Meo Kanal, lançado em fevereiro de 2012 pela PT, está disponível gratuitamente para 1,24 milhões de famílias subscritoras. Estas são responsáveis por 35 mil canais (cerca de 500 mil vídeos), divididos por categorias: Artes e Cultura, Desporto, Entretenimento e Humor, Família e Amigos, Música, Saúde e até Viagens e Lazer.

A estes juntar-se-á, muito em breve, o separador Autárquicas 2013, dada a enorme procura. Bastou um candidato anunciar ao seu eleitorado que estava num Kanal para o seu rival responder pela mesma via.

Quem ganha é a PT, que pode conquistar clientes da parte de quem se quer mostrar e de quem quer ver. "Naturalmente, é uma consequência óbvia face aos milhares de Kanais que estão disponíveis, como este, em exclusividade, no Meo", diz fonte da PT.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt