"Afinal, por que é que muitos preferem a Banana da Madeira?" é a pergunta que conduziu ao novo conceito de comunicação: "O que é que esta banana tem?"
Esta nova comunicação foi criada pela Brandia Central, cuja direcção criativa está a cargo de Hélder Pombinho e Tiago Viegas, que ficou responsável pelo projecto de promoção da Banana da Madeira, depois de ter ganho, em concurso público e em concorrência com outras empresas nacionais do sector, para os próximos três anos.
Define a GESBA (Empresa de Gestão do Sector da Banana) que o conceito de comunicação foi desenvolvido um ambiente gráfico que remete para o universo da Banana da Madeira e para as características diferenciadoras deste produto: O amarelo é cor predominante deste ambiente, ao qual se juntam o azul, o bege e o branco, remetendo-nos para a origem deste produto - o arquipélago da Madeira. "O resultado é alegre e em tons quentes e apelativos", remata.
Da parte da Brandia Central, João Pedro Oliveira conta: "Todos os nossos esforços estão concentrados no impacto que queremos causar na sociedade nacional, reforçando os benefícios, características e curiosidades sobre este fruto".
Acrescenta a GESBA que, paralelamente, foram criados padrões e ícones gráficos que estarão presentes em vários meios e formatos, "contribuindo assim para o reforço da identidade da marca Banana da Madeira".
A criatividade teve também, segundo a mesma entidade, por base uma associação directa a um estilo de vida saudável e ao desporto (com uma significativa concentração de potássio, o consumo de banana reduz a probabilidade de cãibras fazendo deste um alimento ideal para os desportistas sujeitos aos grandes desgastes nos esforços físicos), reforçando assim a estratégia da Banana da Madeira de marcar presença em eventos desportivos de várias modalidades.