Audi e Cisco são duas das primeiras empresas que estão a usar os óculos de realidade virtual do Facebook, Oculus Rift, para melhorarem a experiência dos clientes e a forma como trabalham internamente. Os dois casos foram apresentados como pioneiros no Oculus Connect 4, em São José, onde o Facebook anunciou o lançamento de uma nova oferta de realidade virtual direcionada para empresas..Segundo o novo responsável de realidade virtual do Facebook, o brasileiro Hugo Barra, o Oculus for Business não se dirige apenas a grandes empresas como a construtora automóvel e a fabricante tecnológica. "Este programa é desenhado para programadores, pequenos empresários e grandes companhias, basicamente para as empresas que querem explorar a realidade virtual para criar novos fluxos de trabalho ou mudar completamente a forma como servem os seus clientes”, sintetizou o responsável..Este pacote empresarial custa 900 dólares e contém um par de Oculus Rift, os controladores táteis Oculus Touch, três sensores extra, três interfaces de rosto, uma licença comercial e garantia de nível empresarial. O Facebook terá ainda uma organização de suporte dedicado e as empresas passam a poder encomendar em grandes quantidades..É o que está a fazer a Audi. A marca automóvel começou a instalar conjuntos de Oculus Rift em centenas de concessionários em todo o mundo para dar aos potenciais clientes a capacidade de visualizarem diferentes configurações e escolherem o carro dos seus sonhos. No vídeo mostrado em São José, é possível ver um modelo do carro desportivo R8 Spider que vai mudando de cor e de interiores tendo como cenário o pôr do sol numa praia. É uma experiência diferente, disse Barra, que nem o melhor software de configuração online poderá igualar..Outra pioneira é a Cisco, que criou um ambiente de colaboração em realidade virtual em cima da sua plataforma Spark. A ferramenta permite aos trabalhadores da tecnológica usarem Oculus Rift para se reunirem virtualmente e colaborarem em tempo real, como se estivessem a usar um quadro branco numa sala de reuniões..Mais nomes que surgiram no palco do centro de convenções de São José incluem a Deloitte, a Accenture, o Walmart, a L’Oréal, a DHL e a Procter & Gamble. Todas estão a implementar programas de realidade virtual com o dispositivo do Facebook..“É incrível ver a realidade virtual a continuar a expandir-se tão rapidamente num número impressionante de indústrias”, afirmou Barra..O Facebook está a promover esta nova oferta como uma forma de melhorar funções tão diversas quanto formação, educação, marketing, desenvolvimento de produto e visualização de dados. Ao colocar no mesmo pacote o hardware necessário, o suporte, as licenças e garantias, Mark Zuckerberg espera conseguir aliciar mais empresas a experimentarem realidade virtual. É verdade que o pacote é caro, mais do dobro do que custa agora um bundle Oculus Rift + Oculus Touch (399 dólares). O Facebook espera que os serviços associados justifiquem a diferença de preços..As empresas que quiserem saber mais sobre o programa podem encontrar informação neste link.