OLX: O negócio que cresceu 100% em seis meses

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"Sofá grande com arrumação", lia-se junto à

fotografia que revelava um sofá dos anos 60. Preço: 25 euros,

referia o anúncio online, com a indicação preciosa "negociável".

Estudada a dimensão - cerca de dois metros capazes de acomodar seis

pessoas - e calculada a despesa de transporte, mais um novo tecido

para o lugar da napa amarela envelhecida, atirei a contraproposta: 15

euros. Tudo via e-mail. No dia seguinte tinha resposta do senhor

anunciante: "Aceito!", com ponto de exclamação e tudo.

Marcámos o dia para a entrega e pagamento. Segunda-feira, às 15h00,

em Oeiras, finalizou-se o negócio.

Há uma semana, tinha entrevistado o fundador da empresa que detém

o OLX, a FixeAds, e agora confirmava, por experiência própria, o

que dizia Miguel Mascarenhas: "Há cada vez mais portugueses a

olhar para o que já não precisam como uma forma de fazer algum

dinheiro extra." E ao mesmo tempo "surgiram os

smartshoppers, a pensar em como podem comprar por metade ou por um

terço do preço algo que ainda satisfaz as necessidades".

É a partir destes dois movimentos que se explica o sucesso do

OLX, que cresceu cerca de 100% em seis meses. O site de classificados

é detido pela Naspers, grupo sul-africano com presença em 90

países, que entrou no capital da FixeAds, fundada por Miguel

Mascarenhas, que detém o Standvirtual, o Imovirtual e o Coisas.com -

que agregou o Leilões.net e incorporou ofertas de emprego, com uma

newsletter diária de emprego e a possibilidade de envio do currículo

com a candidatura.

Com uma média de 175 mil novos anúncios por semana e 71 milhões

de visualizações, a secção de emprego do OLX é a quarta mais

vista do portal em Portugal, depois dos apartamentos, animais

domésticos e carros e motos. E tudo graças à publicidade criada

pela J. Walter Thompson, assente na ideia "Tem muito mais

dinheiro em casa do que imagina" - com adaptação do tema de

Lena d'Água Olha o Robot. De resto, foi só "deixar funcionar o

boca-a-boca, que cresceu com a confiança das pessoas", diz

Miguel Mascarenhas. No final, o OLX ajudou a que a FixeAds faturasse

3,2 milhões de euros, em 2012. A perspetiva é que continue a

crescer 10% ao ano.

Ver aqui entrevista completa de Miguel Mascarenhas.

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