Os dados no centro da estratégia digital para a peak season

Publicado a

Ainda estamos a desfrutar do verão, mas o quarto trimestre já está a aparecer no horizonte. Enquanto que para muitos consumidores isto significa pensar nas suas compras do final do ano, para quem está a vender, já é preciso começar a planear em como atrair os consumidores e em como diferenciar-se por entre a diversificada concorrência..

Ao analisar os dados do ano passado, identificamos duas tendências que se consolidam ano após ano que são importantes para a estratégia dos comerciantes:

- O quarto trimestre para o sucesso dos negócios: Datas como o Natal, mas também a Black Friday, Cyber Monday e outros momentos promocionais alavancam as vendas. Dados da SIBS mostram que, em 2022, o consumo mensal em dezembro aumentou 20% em comparação com o período homólogo. Além disso, na Black Friday de 2022 existiu um crescimento de 17% nas vendas em comparação com 2021.

- A internet no processo de compra: Existe uma representatividade cada vez maior das vendas via comércio eletrónico, que representa mais de 15% das vendas totais em dezembro de 2022, de acordo com os dados da SIBS. Além da venda online, a internet é cada vez mais importante no momento da pesquisa feita pelo consumidor antes de efetuar uma compra, seja ela onde for.

Mas como é que uma empresa que possui e-commerce pode tirar proveito do potencial que o online traz para atingir os seus objetivos de negócio? O primeiro passo potencial é conhecer o seu consumidor. Quando o consumidor visita o seu website, saber se já é um cliente antigo ou se é a primeira vez que está a aceder. É relevante perceber se esse mesmo consumidor chegou através de uma campanha publicitária paga ou de forma orgânica. Recomenda-se também a identificação de quais as categorias dos produtos que esta pessoa normalmente demonstra mais interesse.

Assim, é possível trazer para o online aquele requisito que um vendedor experiente de um centro comercial tem de se lembrar o que o cliente comprou da última vez ou recomendar algo com base nas suas preferências. Por outras palavras, conseguir ser mais pessoal para poder ser mais eficaz.

Para tal, implica analisar os dados dos seus clientes para oferecer personalização e trazer vantagens tanto para o utilizador como para o seu negócio. Estes dados são conhecidos como "1st party data".

Uma vez que tenhamos o setup estabelecido, o próximo passo pode ser alinhar os objetivos do seu negócio com a estratégia que pretende usar. Seria o seu objetivo aumentar a receita, o lucro, adquirir novos clientes ou aumentar a fidelização? Dependendo dos seus objetivos, várias estratégias de dados podem ser implementadas.

Por exemplo, suponhamos que esteja interessado em aumentar o volume de vendas no seu website e melhorar a taxa de conversão da sua campanha. Neste caso, é importante utilizar o seu "1st Party Data" e identificar quais os visitantes anteriores que têm maior probabilidade de conversão. Esta análise pode ser feita através dos algoritmos de machine learning da Google ou através das audiências preditivas do Google Analytics, que analisa os sinais do visitante no seu website.

Se o importante para o seu negócio for aumentar a fidelização e o volume de compra recorrente por parte dos clientes antigos, é possível executar algoritmos de clusterização para identificar quais os consumidores que têm um elevado valor e fazem compras frequentes. Pode-se, então, criar audiências a partir do "1st Party data" e usá-las para garantir que estes clientes valiosos voltem a comprar. Além disso, podemos utilizar as ferramentas de IA do Google Ads para encontrar mais clientes de elevado valor através de soluções de segmentação otimizada e lookalike.

Por fim, caso tenha notado uma diminuição na taxa de conversão do website, talvez seja necessário fazer uma auditoria e otimização do seu funil de vendas. Isto vai ajudar a analisar cada etapa do processo de compra, identificar onde ocorrem as quedas, o porquê de acontecerem e como resolvê-las.

Estas são só algumas das possíveis estratégias que podem ser utilizadas para que o seu negócio atinja os seus objetivos através das plataformas digitais.

Há milhões de pessoas online, mas todos nós somos diferentes. Alguns estão decididos a comprar um produto hoje, enquanto outros ainda estão na fase de pesquisa. Algumas pessoas amam certos e-commerce, enquanto outros nunca ouviram falar sobre os mesmos. Utilizar os dados que temos à nossa disposição ajuda a entender estas diferenças, e a alinhar expectativas entre o vendedor e o utilizador. Sem uma estratégia bem definida que esteja alinhada com os objetivos do seu negócio e sem entender o consumidor e ter as informações certas para a tomada de decisão, não será possível tirar o máximo partido das tendências mencionadas: elevada quantidade de consumidores a comprar no quarto trimestre e a importância do online no processo de compra.

Mateus Dourado, Analytical Consultant, e Vishesh Goyal, Digital Maturity Lead

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt