Paginadotcom. Comparar preços antes de ir às compras

O KuantoKusta é o comparador líder em Portugal. Este ano, a empresa lançou a versão para supermercados
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Diz-se que a sorte é fundamental nos negócios e Paulo Pimenta que o diga. Foi por “puro acaso” que criou o KuantoKusta, que hoje é o comparador de preços líder em Portugal. Um site que recebe 80 a 90 mil visitantes por dia e no qual é possível encontrar e comparar, claro, os preços de mais de um milhão de produtos de uma rede de 500 lojas parceiras.

Hoje, a Paginadotcom, que detém a marca KuantoKusta, já fatura mais de um milhão de euros. E deve fechar 2016 acima de 1,4 milhões. E se não fosse a “concorrência desleal” do Google Shopping estaria já a operar em força no Brasil e em Espanha. O KuantoKusta Supermercados, lançado no verão, foi a grande novidade do ano e sustentou a candidatura ao Prémio Inovação NOS.

Nascidos em França, Paulo Pimenta e os irmãos decidiram, em 2004, tentar a sorte em Portugal. Queriam instalar uma loja de artigos de informática e qual não foi a surpresa quando, ao perguntarem aos familiares qual o comparador de preços que utilizavam, perceberam que essa era uma realidade desconhecida no mercado.

Não sabiam nada do negócio, mas trataram de consultar os operadores franceses e ingleses para perceber. O mais difícil foi arranjar quem lhes o fizesse o site, já que as empresas francesas consultadas lhes pediam 80 mil euros. “Temos tido muita sorte nos negócios. Havia três pessoas que estavam a trabalhar na Seara e que, como estavam de saída para um projeto novo, nos desenharam o site por dez mil euros”, explica o CEO da Paginadotcom. O investimento de arranque, num total de 30 mil euros, foi realizado com a ajuda da família.

O KuantoKusta arrancou oficialmente a 16 de maio de 2005, mas operou, de forma gratuita para os parceiros e marcas, durante dois anos. Só depois começaram a entrar as primeiras verbas, quando os irmãos se lembraram de destacar nos resultados da pesquisa as lojas que tivessem comprado espaço publicitário no site.

E o negócio, na verdadeira aceção da palavra, arrancou. A chegada da crise ajudou, porque levou a que os consumidores “passassem a valorizar” o serviço. O ano de 2008 marca a contratação do primeiro colaborador, um programador júnior, que ainda hoje se mantém no KuantoKusta, que conta atualmente com 28 trabalhadores e está instalado no Centro Empresarial Lionesa.

“Os números já são interessantes”, reconhece Paulo Pimenta. Aos 2,2 milhões de visitantes que o KuantoKusta recebe, em média, por mês, juntam-se agora os cem mil utilizadores do KuantoKusta Supermercados, a mais recente ferramenta da empresa. O empresário acredita que dentro de um ano esse número possa ser multiplicado por cinco ou mesmo por dez.

Um comparador de preços na área alimentar era algo que vinha sendo reclamado pelo mercado “há vários anos”. A recetividade foi boa, mas a empresa está ainda a adaptar a ferramenta aos hábitos de consumo dos portugueses. “As pessoas vêm à procura essencialmente de promoções e é essa adaptação que temos vindo a fazer no site”, diz.

Para o final do ano está prometido o lançamento da versão mobile, que permitirá por exemplo a pesquisa por produto ou por código de barras. A inclusão de mais retalhistas é outra das prioridades. Nesta semana, por exemplo, as promoções do Minipreço passaram a estar disponíveis no KuantoKusta Supermercados e, a partir da próxima semana, serão as do Lidl a ser incluídas.

Quanto ao futuro, a empresa promete continuar a desenvolver novas funcionalidades e novos produtos. O mais recente, o PriceBench Supermercados, é uma ferramenta exclusiva para retalhistas que permita a um operador verificar o seu posicionamento face aos seus concorrentes. Um serviço contratado mediante uma tarifa anual e que a Paginadotcom pretende lançar em Espanha e em França, enquanto aguarda que as autoridades europeias “se decidam a impor regras à Google de verdadeira concorrência”.

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