Quando há 10 anos na sequência da participação numa feira na área do mobiliário em Mumbai, na Índia, a empreendedora Filipa Barbosa decidiu avançar com o seu projeto de marca própria, estava a dar um sinal de confiança a um projeto que nasceu para ganhar e é um exemplo da aposta que as nossas empresas terão cada vez mais que fazer no futuro. Numa economia incerta e global como aquela em que vivemos hoje, precisamos de valorizar o risco que aposta no futuro e sustente uma economia da mudança. Por isso os bons exemplos contam! Parabéns, Filipa!
No ano em que passam trinta anos sobre o Relatório Porter sobre o modelo de competitividade para a economia portuguesa, muitas das propostas feitas à data continuam mais atuais do que nunca. O conceito de cadeia de valor será cada vez mais a chave para uma dimensão de gestão que se pretende ágil, eficiente e sustentável. Saber comprar bem, produzir com qualidade e vender com valor são os ingredientes de uma gestão inteligente da cadeia de valor. E o exemplo destes anos da Zyia Concept são uma boa referência nesta matéria.
A indústria da madeira e do mobiliário tem passado por um profundo processo de reorganização estratégica através do efeito acelerador que a respetiva associação liderada por Vítor Poças tem sabido com muito sucesso levar a cabo. Aposta numa política sustentada da gestão da floresta, incorporação da tecnologia nos processos produtivos, foco no design e na marca em termos de promoção externa, a AIMMP é um exemplo do que dever ser uma agenda coletiva de modernização económica, com resultados concretos no terreno e nos indicadores económicos conseguidos nos anos mais recentes.
As empresas têm que ser cada vez mais verdadeiras comunidades abertas com um forte sentido de colaboração e integração em redes inteligentes de valor. Desde o início que a Filipa Barbosa percebeu isso e uma das chaves do seu sucesso comercial no país e nos mercados internacionais assenta na criação de um pacto de confiança com fornecedores, clientes e outros parceiros relevantes no ecossistema da sua empresa. Inovação Aberta, Inteligência Coletiva, palavras chaves de uma estratégia que se reposiciona dia a dia e que tem em projetos nacionais ( como o Feel Viana) e internacionais ( como o Nobu em Marraquexe) algumas das suas expressões maiores.
Economista e Gestor – Especialista em Inovação e Competitividade