Comparar preços de hotéis podia ser uma "profissão", tendo em conta diversas condicionantes que só quem tem alguma experiência vai conseguindo dominar. Primeiro, há muitos sites de reservas online com contrato direto com os hotéis. Segundo, há sites que comparam os preços encontrados nos sites anteriores. Terceiro, alguns oferecem pontos ou descontos para futuras utilizações para fidelizar clientes. E, por fim, por vezes há promoções "escondidas" no próprio site do hotel ou em operadores e agências de viagens.
Entre os sites de reserva mais conhecidos em todo o Mundo e com uma competente app para smarphone está a Booking.com. Na versão mobile, diz-lhe inclusive os melhores preços - ao minuto, se for preciso - dos hotéis mais próximos de si ou na zona que pretender. É o verdadeiro "last minute", pois os preços mudam de dia para dia e da manhã para a tarde, por vezes!
Mas vamos começar pelos comparadores. Este diz que é de topo e refere comparar os preços oferecidos em mais de 15 sites de reservas, além de ter 3.593 hotéis em Portugal. O melhor negócio que oferece para uma noite, de hoje para amanhã, num hotel de quatro estrelas no Algarve para duas pessoas é de 54euro, em vez dos 93euro que seria o preço "normal. Mas a reserva será feita através de outro site e o preço pode nem sempre coincidir ao cêntimo. Noutro famoso comparador britânico, o melhor preço para a mesma estadia é de 49.99euro. Está visto que é melhor procurar bem e várias vezes! E, na verdade, quando acede e procura o hotel, encontra-o a 40euro. Melhor ainda!
Vejamos o que sucede com outro comparador: o Trivago compara preços de 6.330 hotéis em Portugal e mais de 600 mil em todo o Mundo. Para a pesquisa utilizada, consegue encontrar uma noite por 28euro relativa ao site booking.com, mas, neste, o preço mais baixo é de 30euro - isto acontece porque os preços estão sempre a mudar, por isso convém reservar assim que encontrar o preço mais baixo. No otel.com o preço mais baixo que surge para o mesmo hotel, na mesma noite, é de 49euro. Ou seja, com uma pesquisa bem feita pode poupar cerca de 25% sobre os preços mais baixos da internet.
Uma sugestão é "googlar" o hotel pretendido e verificar se aparecem resultados mais vantajosos. Não deixe de pesquisar, também, os principais sites de compras coletivas, que podem ter ofertas diárias para esses hotéis. Por fim, procure o site do hotel e veja se não há promoções mais em conta, como a oferta de uma refeição ou a oferta de mais noites.