Das grandes grandes plataformas petrolíferas que albergam centenas de trabalhadores aos postos de abastecimento, a lista de oportunidades de emprego na indústria petrolífera é extensa e há vários portais que aconselham sobre como começar uma carreira nesta área.
Começando pela elaboração do currículo e chegando ao cálculo do salário médio de cada função em vários países, o Oil Careers dá vários conselhos sobre como começar uma carreira no setor do petróleo. Segundo este portal de emprego, estas são as profissões mais procuradas na indústria petrolífera:
Geólogos e geofísicos, para determinar se é provável que determinado local tenha petróleo. Veja aqui todas as ofertas de emprego para esta categoria.
"Mud loggers" e engenheiros de reservatórios. Os primeiros são, normalmente, geólogos, e terão como função procurar vestígios de petróleo nos diferentes tipos de rocha. Conheça as ofertas para esta função. Já os engenheiros deverão decidir, pelo tamanho e forma dos reservatórios, os locais mais apropriados para os poços de produção serem perfurados. Saiba que ofertas há para estes engenheiros.
Ainda no campo da perfuração, as ofertas de emprego são muito variadas, desde trabalhadores não qualificados para o trabalho de perfuração a engenheiro chefe, passando pelo técnico responsável pela manutenção de todo o equipamento. Nesta área, a maioria das ofertas é para países do Médio Oriente, África e Brasil.
Leia também: Nem todos têm que ser engenheiros
Para a operação de poços, a indústria procura supervisores de operações, operadores telefónicos e técnicos de tubulação enrolada.
No campo da produção, procuram-se engenheiros e operadores, para monitorizar e aumentar a eficiência da produção.
A indústria não poderia funcionar, obviamente, sem vários departamentos tradicionais, como contabilidade, departamento legal, sistemas de tecnologias de informação e funções administrativas. Nestes casos, a maior parte das vagas está na Europa e nos Estados Unidos.
Os salários na indústria petrolífera são tão variados quanto os cargos existentes, dependendo também do país onde se trabalha. No Canadá, por exemplo, um assistente administrativo recebe entre 22 mil a 28 mil euros por ano. Já o salário médio de um engenheiro profissional pode chegar, neste país, aos 143 mil euros anuais. Aqui, pode aceder a um simulador do salário que poderá receber, tendo em conta as suas habilitações, as funções a desempenhar e o país onde irá trabalhar.