Pila Pics

Finalmente o orwelliano esquema de vigilância das comunicações privadas entre cidadãos - email, SMS e chamadas telefónicas - foi revelado em todo o seu malévolo alcance pelo brilhante apresentador e humorista John Oliver numa entrevista feita a Edward Snowden em Moscovo.
Publicado a

Até agora, para a maior parte dos cidadãos dos Estados Unidos e do mundo, o programa de vigilância da National Security Agency, NSA, que resultou da legislação, Patriot Act, era visto apenas como um programa de vigilância para apanhar terroristas. Apesar das muitas e esclarecedoras notícias, e dos muitos fervorosos activismos que se seguiram às revelações de Snowden, a população, como é normal nas populações, quando os assuntos são da altíssima ordem dos valores e dos princípios, não estava nem aí. O assunto não lhe dizia respeito, pensavam, porque nada tinham a esconder.

No rua, escutando a vox pop - como os telejornais tanto gostam de fazer para legitimar a indignação noticiosa - a equipa de Oliver pergunta ao povo se o povo se preocupa que o governo vasculhe as suas comunicações? O povo diz que não. E se o governo tiver acesso às fotografias da sua pila?. Aí o povo indigna-se, justamente, e mobiliza-se: "A minha pila não!" Olhar para as fotografias das pilas que os namorados e maridos mandam às suas respectivas (e quem diz pilas, diz dildos e godemiches e tudo), é coisa que indigna cidadãos e cidadãs por igual, como poderá comprovar se procurar o programa, Last Week Tonight with John Oliver: Government Surveillance (HBO) no You Tube.

Aparentemente, nestas questões de liberdade, a fronteira é ali, mesmo abaixo da cintura.

Oliver, com humor e muita inteligência, dá-nos uma lição sobre comunicação e marketing - no caso, marketing de causas - e sobre como trazer o cidadão para a causa. E como o faz? Tratando do assunto no forma pertinente, relevante, utilizando uma imagem que a todos toca, incluindo velhinhas: as pilas e as suas fotografias.

"A fronteira que as pessoas traçam, a mais visível linha na areia é se a NSA tem ou não tem capacidade de interceptar fotografias porcas mandadas dos telemóveis e contas pessoais de email", diz Oliver.

E Snowden, que reconhece nunca ter pensado por o problema nesses termos, responde: "A má notícia é que eles [a NSA] estão a recolher toda a informação de toda a gente, incluindo as fotografias da tua pila".

Resultado? O debate está relançado. Se quer saber mais, visite CanTheySeeMyDick.com e fique a saber como as agências de segurança e os governos, com a ajuda dos operadores, conseguem obter fotografias da sua pila.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt