Os salários estão congelados há já cinco anos na TAP. Talvez por isso, a companhia tenha perdido, só nos últimos dois anos, 37 pilotos, que saíram para os Emirados Árabes Unidos, onde o mesmo piloto pode receber até duas vezes mais. E é tudo livre de impostos. .Que não haja enganos: um piloto da TAP recebe cerca de 8600 euros brutos - os valores diferem segundo as categorias e anos de casa. É um salário 17 vezes superior ao salário mínimo. Mas, líquidos, levam para casa 4500 euros. O pacote oferecido no Médio Oriente é muito superior. A Emirates, por exemplo, oferece a um comandante 8300 euros/mês, mais um extra por horas voadas. E ganham-se horas extraordinárias com quase metade das horas de voo. Sem impostos.."Saem de cá para encontrar um salário base 70% a 80% superior no Médio Oriente, a que se somam ainda benesses que vão desde a habitação ao apoio escolar para os filhos e os habituais seguros de saúde", lembra ao Dinheiro Vivo o comandante Jaime Prieto, presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, acrescentando que, em certos casos, "o valor base recebido pode ser duas vezes superior". ."A TAP sempre pagou menos aos seus pilotos do que a Iberia, Lufthansa ou KLM, no entanto, sempre houve um "vestir da camisola" com gosto e um bom trato laboral", garante Jaime Prieto. Agora, acompanha com "apreensão" a gestão da companhia e sublinha que há um "desgosto laboral" com a degradação da operação e da oferta aos clientes. .Hoje, dia de greve, estavam marcadas viagens no total de 42 mil passageiros. TAP e agências de viagens conseguiram contornar os efeitos da paralisação através de uma remarcação de voos. Ainda assim, mantêm-se sem destino certo 17 mil passageiros que a companhia espera conseguir fazer embarcar em 200 voos a realizar hoje. Para já, os voos totalmente garantidos são um pouco menos. Os serviços mínimos impostos para este sábado obrigam os pilotos a realizarem 22 viagens, mesmo em greve. Os restantes estão assegurados através das 90 viagens da Portugália, dez conseguidas com fretamento de aviões a outras companhias, e ainda outras 27 viagens de regresso a Portugal, de aviões que estavam fora do País.