Pintar bigodes nos cartazes? Use Realpolitik

Publicado a

Depois do sucesso da página de Facebook "Tesourinhos das Autárquicas", aparece agora a Realpolitik, uma aplicação que tem como objetivo mostrar o descontentamento com o sistema político atual.

Três amigos decidiram criar uma nova aplicação para smartphone, a Realpolitik, que permite aos cidadãos criar os seus próprios cartazes eleitorais fazendo uso da câmara do telemóvel. Os cartazes que conseguirem mais votos vão substituir os cartazes oficiais dos partidos políticos.

As eleições europeias realizam-se este mês e um dos propósitos da criação desta aplicação é a subversão da informação dos cartazes de propaganda política, utilizando a tecnologia de realidade aumentada.

Os criadores, que assumem esta iniciativa como uma espécie de teste, querem continuar a melhorar a aplicação para eleições futuras e pretendem expandir-se para outros países, como o Brasil.

Os três amigos, um engenheiro informático e dois arquitetos, que garantem não ter filiação partidária, afirmam que a Realpolitik é uma forma de expressão ativa de cidadania que demonstra a falta de identificação com o sistema político atual.

Para participar neste movimento é necessário fazer o download da Realpolitik, fotografar os cartazes eleitorais que encontrar na rua e submetê-los.

A nova aplicação está disponível na App Store da Apple desde o dia 1 de maio e custa 89 cêntimos, valor simbólico para suportar os custos de desenvolvimento e operação, dado que a Realpolitik não tem apoio nem publicidade.

No futuro próximo, está prevista a criação de uma versão da mesma aplicação para Android.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt