Depois de fundar, em 2018, aquela que viria a ser a primeira academia de formação especializada em Revenue Management (RM), ou seja, na gestão de receitas na indústria hoteleira através do estudo analítico aplicado, que tenta prever o comportamento do consumidor e otimizar a disponibilidade e o preço do produto para maximizar os ganhos, Rudi Azevedo faz hoje a gestão de três negócios sob o chapéu da marca RM-Hub, e prepara agora o lançamento de uma nova empresa. Trata-se da plataforma Revenue Master, suportada por inteligência artificial (IA) e em modelo SaaS (Software as a Service) que, acredita o fundador e CEO, atingirá uma faturação na ordem dos 50 milhões de euros, em cinco anos. A filosofia de ‘subscrição’ da plataforma, um pouco à imagem da Netflix, visa, explica, que as empresas possam subscrever ou cancelar o serviço sem qualquer tipo de fidelização. “Isto é disruptivo neste mercado”, defende..O otimismo de Rudi Azevedo que entra neste negócio com três outros sócios é fundamentado pela convicção de que a IA fará aqui toda a diferença. “A Revenue Master vai revolucionar o mercado dos profissionais de RM, permitindo a maximização da gestão dos hotéis, que será mais eficiente e mais eficaz, pelo facto de utilizar o machine learning e a IA”, explica. A capacidade de tomar decisões em tempo real sobre os preços de venda do hotel e a receita de cada unidade é, na perspetiva do gestor, “uma enorme mais-valia para os gestores de RM”..Hoje, sublinha Rudi Azevedo, o trabalho dos responsáveis de RM obriga a ter uma visão 360 sobre todo o negócio hoteleiro, e uma estratégia que olha por todo o flow da organização. Com a nova plataforma, que chegará ao mercado em janeiro próximo, cada gestor de RM terá ao seu serviço um assistente virtual capaz de preparar toda a.informação de que necessita para acompanhar e gerir o negócio a cada segundo. Com esta ferramenta, “é possível otimizar o tempo do RM Manager em 60%”, garante..Por outro lado, o responsável destaca a vantagem de esta ferramenta libertar o elemento humano para outras tarefas com maior valor acrescentado, sem ter de preocupar-se com os elementos subjacentes às decisões. Outra funcionalidade que considera diferenciadora é o sistema de voz que lança alertas através do assistente virtual que, por voz, dará as indicações de preço, distribuição, posicionamento, etc.… de cada unidade hoteleira gerida por um especialista em RM..A nova empresa está a posicionar-se para abordar maioritariamente mercados internacionais – Europa, Médio Oriente e Américas -, não descurando também a presença nacional. “O mercado português é pequeno, pelo que o potencial de crescimento está fora”, aponta o CEO..Partilha de conhecimento de dentro para fora.A nova empresa não surge, porém, do zero. Rudi Azevedo conta com mais de duas décadas de trabalho na área de RM e vendas no setor hoteleiro, tendo passado hotéis de conhecidas cadeias internacionais como Leading Hotels of The World, Relais Chateâux, Marriott, IHG, Solmelia, Design Hotels, entre outras..Do conhecimento contruído através da experiência, complementado com a formação em várias instituições de ensino superior, como a Cornell, nos Estados Unidos, no INSEAD, em Paris, e por cá na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto ou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, o fundador da RM-HUB (que inclui a RM Academy, na área da formação, a RM All-In-One, que presta serviços de consultoria, e a RM Accelerate, um departamento comercial que os hotéis podem contratar em outsourcing, considera fundamental contribuir para que as empresas do setor possam tirar melhor partido dos seus negócios e maximizar a sua eficiência..O crescimento da RM-HUB foi consolidado através do complemento de cada uma das três áreas de negócio, que foram surgindo à medida que o responsável detetou estas necessidades no mercado. Hoje, o grupo conta com uma equipa de 23 profissionais e tem no portfólio cerca de 100 unidades hoteleiras, desde o pequeno alojamento local até ao grande hotel inserido numa cadeia internacional..Com o atual modelo de negócio, a RM-HUB presta serviços de formação, presencial e online, em todas as áreas de Revenue Management, incluindo Otimização da Distribuição Online e Marketing Digital para hotéis e hoteleiros. É também uma entidade formadora certificada pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho). A este braço do negócio juntou-se depois a vertente da consultoria e, mais tarde, o outsourcing de serviço comercial..A Revenue Master chegará nos próximos meses ao mercado e, segundo o responsável, o grande desafio será manter a ‘máquina oleada’, garantindo a inovação permanente da tecnologia por detrás da plataforma. Para tal, o grande foco da empresa será no reforço da equipa, nomeadamente através de perfis tecnológicos, que acompanhará o crescimento do negócio.