PlayStation 4 ganhou a guerra à Xbox One em 2013

Publicado a

A primeira ronda da guerra das consolas foi ganha pela Sony, que vendeu 4,2 milhões de PlayStation 4 em 2013, o que significa cerca de mês e meio. A rival Xbox One, que a Microsoft lançou a 22 de novembro, chegou aos três milhões de unidades vendidas.

As duas consolas foram lançadas com 7 dias de diferença e ambas venderam um milhão de unidades nas primeiras 24 horas, o que indiciou logo não só que a competição seria forte, mas também que o mercado continua vivo, ao contrário do vaticinado nos últimos anos. Só a Sony vendeu 9,7 milhões de jogos até 28 de dezembro, nos retalhistas e através da loja online da PlayStation.

"Depois de um

lançamento notável, esperamos trazer conteúdos ainda mais

empolgantes e continuar a explorar o poder da PS4 através do

acrescento de novas funcionalidades e serviços, incluindo o

PlayStation Now, em 2014", disse em comunicado o CEO da Sony Computer Entertainment, unidade responsável pela PlayStation.

Pelo lado da Microsoft, o diretor de marketing e estratégia Yusuf Mehdi, referiu que a procura pela Xbox One tem sido forte desde o lançamento, o que a levou a esgotar no Natal. "Continuamos a trabalhar muito para disponibilizar mais consolas aos retalhistas o mais rapidamente possível. Juntos, inaugurámos uma nova de jogos e entretenimento com a Xbox One."

Tanto a Sony como a Microsoft prometem um batalhão de novos jogos em 2014. E enquanto alguns especialistas consideram que "todas" as consolas estão a vencer a guerra, porque as vendas subiram em flecha, outros consideram que os números da PS4 e Xbox One mostram como a Wii U falhou.

A consola da Nintendo estreou-se no mercado em novembro de 2012 - um ano antes da concorrência - e vendeu até agora 5,2 milhões de unidades. Tendo em conta o ritmo de vendas, mesmo com o empurrão dado pelas concorrentes (o mercado subiu como um todo), parece improvável que a Nintendo chegue ao objetivo de 9 milhões de consolas vendidas até ao final de março, intuito reafirmado pelo presidente Satoru Iwata. A Sony, pelo contrário, está muito perto de conseguir o objetivo firmado antes do início das vendas: 5 milhões de PS4 até ao final de março. Faltam apenas 800 mil.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt