PlayStation VR será mais barato que a concorrência e chega em outubro

Durante a Game Developers Conference, em São Francisco, a Sony revelou a data de lançamento, preço e características do aparelho de realidade virtual
Publicado a

Dois anos depois do anúncio do Project Morpheus, agora denominado PlayStation VR, a Sony anunciou todos os detalhes sobre o aparelho de realidade virtual: vai ser lançado em outubro e custará 399 euros. É uma fasquia mais baixa que os 500 que o mercado previa e mais em conta que os concorrentes diretos: menos 200 euros que o Oculus Rift (599) e metade que o HTC Vive (799).

“Foi um longo caminho para a realidade virtual, que andou para a frente e para trás nos laboratórios de pesquisa e teve várias curvas e contra-curvas na consciência dos consumidores”, disse o CEO da Sony Computer Entertainment, Andrew House, na abertura da conferência da marca na Game Developers Conference (GDC), que arrancou esta segunda-feira em São Francisco. O executivo revelou que há agora 230 estúdios a trabalharem em conteúdos para PlayStation VR e que em outubro serão lançados 50 jogos desenhados para o aparelho de realidade virtual, com mais 110 em desenvolvimento. Entre os jogos que chegam este ano estão o Eagle Flight da Ubisoft, EVE: Valkyrie da CCP Games, Headmaster da Frame Interactive e Wayward Sky, da Uber Entertainment.

“Poder-se-á dizer que a realidade virtual é uma extensão natural do tipo de experiência que a PlayStation sempre tentou dar aos jogadores”, disse House, numa conferência muito curta, que não chegou a 15 minutos e onde não foram apresentadas demos de jogos. O que foi revelado, no entanto, é que haverá um título relacionado com a Guerra das Estrelas: uma versão exclusiva do “Star Wars Battlefront", desenvolvida pela Electronic Arts, DICE e Lucasfilm. O CEO prometeu mais detalhes nos próximos meses.

Quanto ao design e características do aparelho, House insistiu na facilidade de utilização – leve e cómodo, fácil de pôr e tirar em segundos. Grandes melhorias foram feitas desde que o Dinheiro Vivo testou o protótipo na E3 2015, quando o aparelho ainda era um pouco difícil de colocar e manter direito durante os jogos. House também adiantou as especificações técnicas: ecrã OLED de 5,7 polegadas, resolução 1920x1080, e nove sensores LED que comunicam com a câmara PlayStation para que esta possa seguir o movimento do jogador. O PSVR foi desenhado para ser utilizado com os controladores sem fios PlayStation Move e o controlador tradicional DualShock.

Há também o “modo cinemático”, que permitirá usar o aparelho para ver filmes tradicionais e jogar jogos que não são 360º. “Acreditamos que o PlayStation VR é o que está melhor posicionado para levar a realidade virtual às massas”, disse o CEO. “O futuro dos jogos está aqui, com o PlayStation VR.”

A seguir à conferência, o executivo publicou um texto no blogue da PlayStation admitindo que a data de lançamento é mais tardia que o esperado, porque a marca quer lançar o aparelho com stock suficiente e bastantes conteúdos. Quando o sistema for lançado, os utilizadores poderão descarregar gratuitamente o Playroom VR, concebido pelo Japan Studio e incluindo seis jogos que podem ser jogados com amigos e família para demonstrar o potencial da realidade virtual. Do London Studio virá o novo jogo PlayStation VR Worlds, uma coleção de cinco experiências diferentes que foram desenvolvidas para o aparelho: The London Heist, Into The Deep, VR Luge, Danger Ball e Scavenger’s Odyssey.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt