Tendo começado como uma preparadora desportiva para os automóveis da Volvo, a Polestar ganhou a sua independência em 2017, passando a ser uma companhia independente no seio do Grupo Geely, que detém, entre outras, marcas como a Volvo, Lotus ou a Lynk & Co, embora beneficiando sempre das sinergias deste poderoso grupo..Depois de se lançar nos mercados considerados mais importantes, a Polestar desenha o seu plano de expansão em 2022 para outras paragens na Europa, procurando chegar ao final de 2023 com presença em cerca de 30 países, quase duplicando a sua presença face os 19 países do início de 2022. Portugal é agora um dos contemplados, com o novo Polestar 2 , lançado inicialmente em 2020, a chegar às estradas ainda este ano, demarcando-se, desde logo, pela sua faceta estética, o que não é de estranhar atendendo ao facto de ter um designer como CEO, Thomas Ingenlath..Esse é precisamente um dos três pilares apontados como fundamentais para o "credo" da Polestar, sendo os outros a tecnologia e a sustentabilidade, termos que são naturalmente os mais relevantes na atualidade do automóvel (e não só). Optando por uma abordagem holística em que tudo é pensado para oferecer uma experiência premium e de elevada qualidade, a Polestar tem vindo a trabalhar com diversos parceiros - como a Brembo e a Öhlins - no desenvolvimento de conceitos específicos para os seus veículos..Nessa mesma observação holística, a preocupação com o ambiente é fulcral, havendo uma busca incessante pela redução das emissões poluentes decorrentes de todo o ciclo de vida do automóvel - da produção à utilização na estrada -, ao mesmo tempo que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais determinante, tanto ao nível das ajudas, como ao nível da conectividade, sendo aqui também o Polestar 2 um modelo importante por trazer incorporado o sistema Android para automóveis, com uma experiência de utilização muito semelhante à de um smartphone com aquele sistema operativo..O melhor de dois mundos.Para o conceito exterior, a Polestar destaca que o 2 é o melhor de dois mundos, fazendo a fusão entre as berlinas e os SUV, resultando numa berlina sobrelevada de superfícies limpas e com extrema atenção ao detalhe. Os faróis totalmente em LED e a luz traseira de largura total com 288 LED criam uma assinatura de design facilmente reconhecível, com a sua presença robusta a ser documentada ainda pelas cavas das rodas musculadas, capazes de albergar jantes de 19 e de 20 polegadas..Laços de família.Ao entrar no habitáculo, antes de tudo, há alguma sensação de familiaridade com os Volvo, o que não é de estranhar, dadas as ligações técnicas e tecnológicas no seio da Geely, que é visível sobretudo nos comandos do volante, em tudo semelhantes aos de um XC40 ou S90. Vale a pena notar que não há, propriamente, nada de errado com isso e que é prática comum na indústria atual..Além dessa sensação de familiaridade, a outra ideia que é transmitida é a de excelência de construção e de refinamento a bordo. Recorrendo a muitos materiais sustentáveis, todos os detalhes do Polestar 2 são de ótima conceção, dando assim uma sensação geral de solidez bastante elevada. Junte-se a isto uma elevada insonorização e as viagens podem ser feitas com total tranquilidade e conforto..O painel de instrumentos é digital (ecrã de 12.3") e os comandos físicos foram quase todos eliminados, sendo a vasta maioria incluída no ecrã tátil central de 11.15 polegadas que apresenta o sistema de infoentretenimento Android Automotive, desenvolvido em colaboração com a Google. Todas as funções do veículo, incluindo navegação, entretenimento, configurações do veículo e controlo climático, são ajustadas pelo ecrã. De acordo com a marca, o sistema operativo Android Automotive representa um grande passo à frente, dando facilidade de interação e rapidez na capacidade de emparelhamento com os smartphones - por enquanto, apenas Android, estando o Apple CarPlay previsto para mais daqui a algumas semanas..As atualizações "Over-the-Air" (OTA) permitem atualizar o software do veículo remotamente, dando aos condutores as funcionalidades mais recentes e atualizadas de diferentes elementos, como a climatização ou eficiência. As atualizações OTA também são cobertas pelo plano de dados Polestar incluído nos primeiros três anos de propriedade..Tal como noutros elétricos, uma vez sentado, o condutor não precisa de procurar o botão de "arranque" - o mesmo é feito de forma automática assim que o condutor é detetado e que este coloca o pé no travão. Também o sistema de condução com um pedal está presente, oferecendo uma desaceleração bastante forte que elimina a necessidade de recorrer ao travão convencional para a maioria das situações. Tanto o nível de travagem regenerativa, como o peso ou sensação de direção, podem ser ajustados nas configurações do veículo..O sistema integra o Google Assistant para assistência por voz, o Google Maps para navegação e a Google Play Store. Se o condutor conectar a sua conta do Google ganha ainda um maior entrosamento com o automóvel, melhorando as suas experiências de navegação e do assistente por fala com os dados que as suas aplicações Google associadas já armazenam. Isto inclui destinos favor itos do Google Maps ou preferências de restaurantes e uma compreensão profunda do tom e do sotaque da conversa do utilizador que o Google Assistant aprendeu ao longo do tempo. Além disso, pode sempre pedir que a Google lhe conte uma anedota... Os dispositivos Google Home também podem ser controlados usando o Google Assistant no carro..Medindo 4606 mm de comprimento, 1985 mm de largura e 1479 mm de altura (1473 com o Performance Pack) o Polestar demarca-se pelas dimensões generosas, mas com uma ilusão ótica de um compacto. Graças aos 2735 mm de distância entre eixos, o espaço atrás é avantajado, mesmo não sendo o mais amplo do segmento dos elétricos. Ainda assim, não existirão grandes problemas para adultos, mesmo de maior estatura..O Polestar 2 oferece 446 litros de volume combinado de carga dianteira e traseira, incluindo 41 litros à frente e 405 litros na traseira. A porta da bagageira pode ser aberta eletricamente através do chaveiro ou usando o sensor de pé incluído.Chassis a preceito.Do ponto de vista dinâmico, a Polestar procura afirmar-se como uma marca dinâmica, exibindo um argumento curioso: o de tentar converter não os utilizadores de outros veículos elétricos, mas sim chamar os de veículos de motores de combustão de outras marcas premium. A estrutura do Polestar 2 é criada a partir de cinco tipos diferentes de aço, incluindo aço boro de ultra-alta resistência difícil de moldar, para uma rigidez de torção superior. A caixa da bateria e o caminho de carga inferior dianteiro (FLLP) são feitos de alumínio extrudido, que protege a bateria de alta capacidade, endurece a carroçaria e direciona as cargas de colisão frontal, lateral e traseira para partes específicas da carroçaria projetadas para as absorver e atenuar..A plataforma CMA no qual é baseado permite assim que os sistemas de suspensão dianteira e traseira de multi-ligação MacPherson se combinem. No lançamento, o Polestar 2 possui tração às quatro rodas como padrão com uma polarização de potência máxima de 50/50 à frente e atrás. O Performance Pack opcional aumenta ainda mais a experiência dinâmica com potência e binário adicionais e a adição de amortecedores Öhlins ajustáveis, travões Brembo e pneus personalizados voltados para o desempenho..Três versões.No lançamento nacional, o Polestar 2 chega com três configurações possíveis de cadeias motrizes. Os motores elétricos são sempre de íman permanente síncrono, com conjuntos de engrenagens planetárias..A versão mais acessível, a Standard Range Single Motor conta com um único motor e 170 kW/228 CV e 330 Nm, com uma bateria de 69 kWh com uma autonomia até 470 quilómetros. Esta versão acelera dos zero aos 100 km/h em 7,4 segundos e atinge os 160 km/h de velocidade máxima. Com carregamento rápido (CC) até 130 kW, pode recarregar de 10 a 80% da carga em 35 minutos..Num patamar intermédio, a versão Long Range Single Motor apresenta os mesmos dados de potência e binário (170 kW/330 Nm), mas uma bateria de 78 kWh incrementa a autonomia estimada para os 540 quilómetros e o carregamento em CC para os 155 kW, com idêntico tempo de espera para carga dos 10 aos 80%. Ambas as versões de motor único são de tração dianteira..A versão de topo Long Range Dual Motor conta com dois motores elétricos de 150 kW cada, para uma potência de 300 kW/402 CV e 660 Nm de binário, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,7 segundos e os 205 km/h de velocidade máxima. Conta com a bateria de 78 kWh, permitindo uma autonomia de 480 quilómetros. Com carga rápida (CC) a 155 kW, carrega de 10 a 80% em 35 minutos..O software de gestão do veículo coordena as funções dos motores dianteiro e traseiro para aceleração, cruzeiro e travagem regenerativa, não havendo conexão física entre eles. Com base em vários parâmetros operacionais, como posição do acelerador, velocidade do veículo, direção, forças nas curvas e outros fatores, incluindo a ativação do controlo de tração ou controlo eletrónico de estabilidade, o controlador eletrónico ajusta automaticamente a divisão de potência entre as rodas dianteiras e traseiras (sem vetorização de binário)..Os conjuntos de engrenagens planetárias são lubrificados e arrefecidos com um lubrificante especial vitalício que não possui intervalo de manutenção programado..A bateria da versão Long Range tem design de célula em bolsa, enquanto uma bateria de iões de lítio de 69 kWh com design de célula prismática alimenta o modelo de alcance padrão. Se a potência de carregamento varia entre os modelos Standard e Long Range, já o carregador de bordo é idêntico em todos, sendo de 11 kW para os postos CA, como os das "wallboxes"..Para saber mais clique aqui: www.motor24.pt